Será que você tem em casa essa moeda brasileira antiga que pode valer uma pequena fortuna?
Antes de chegar ao Plano Real, o Brasil passou por diversos padrões monetários. Entre eles, os réis, cruzeiros e cruzados. Houve uma época em que as mudanças de moedas eram frequentes.
Essas mudanças ocorriam como uma estratégia para conter a inflação. E, finalmente, em 1994, o Plano Real foi iniciado no Brasil, e segue até hoje, 30 anos depois!
Existem várias moedas do Real consideradas valiosas, seja por erros de cunhagem, baixa tiragem, valor histórico, entre outros.
Mas as moedas antigas, de outros planos monetários, possuem uma tendência ainda maior de valorização, graças à sua raridade e escassez. Além, é claro, de seu valor histórico, dependendo da época em que foram fabricadas.
Conheça a moeda brasileira antiga valiosa, que pode ser que você tenha em casa!
Qual é a moeda brasileira antiga que pode valer muito?
Estamos falando sobre a moeda de 20 réis, fabricada no ano de 1935. Ou seja, há quase 90 anos atrás! Certamente trata-se de uma relíquia brasileira.
Agora a pergunta é: o que essa moeda tem de tão especial para alcançar um valor alto, além de sua antiguidade?
E a resposta é simples! Essa moeda possui uma baixíssima tiragem. A tiragem de uma moeda é a quantidade de unidades dessa moeda produzida naquele mesmo ano.
Ou seja, se a tiragem de uma moeda for baixa, significa que é uma moeda rara, difícil de ser encontrada.
No Brasil, uma tiragem de 3 milhões, por exemplo, é considerada baixa. A média de tiragem de moedas varia de país para país.
No caso dessa moeda brasileira antiga de 20 réis de 1935, sua tiragem foi de apenas 100 unidades produzidas! É uma das menores tiragens da história do país, fazendo com que essa moeda seja muito difícil de encontrar.
A raridade de uma moeda é, sem dúvidas, a característica mais importante e valiosa para os colecionadores.
E essa moeda em específico é bastante cobiçada pelos colecionadores brasileiros, que estão sempre tentando trazer uma dessas para sua coleção.
Ela pode valer até R$5 mil se estiver em estado de Flor de Cunho!
Quais são as características dessa moeda?
Se estiver em dúvida de como identificar essa moeda, confira suas características:
- Em seu anverso, ela apresenta a efígie, com várias estrelas ao seu redor;
- Em seu reverso, ela apresenta seu valor, de 20 réis. Abaixo do valor vemos o seu ano de fabricação (1935). Ao seu redor, temos a frase “República dos Estados Unidos do Brasil!;
- Espessura de 1,5mm;
- Peso de 2,4g;
- Composição básica Zamac;
- Diâmetro de 15,5mm;
É uma moeda bem fácil de identificar. Se você tiver uma dessas, confira seu estado de conservação antes de tentar realizar a venda. Afinal, seu valor de venda está diretamente ligado a esse detalhe.
Quais são os estados de conservação das moedas?
O estado de conservação, no mundo da numismática, possui termos específicos para cada tipo de moeda.
Para conseguir vender sua moeda, é importante entender em qual categoria ela se encaixa, já que essa é uma das informações mais importantes para os colecionadores, e eles certamente te perguntarão isso.
Confira os estados de conservação de moedas:
- MBC (Muito Bem Conservada): A moeda MBC deve apresentar aproximadamente 70% dos detalhes da cunhagem original. Seu desgaste pode ser médio, ou um médio sinal de manuseio.
- Soberba: A moeda soberba deve apresentar aproximadamente 90% dos detalhes da cunhagem original. Deve ter no seu campo algum brilho da cunhagem e sua orla admite uma pequena imperfeição da sua aparência original, proveniente de um pequeno desgaste, ou pequeno sinal de manuseio.
- FC (Flor de Cunho): A moeda FC não deve apresentar menor sinal de desgaste ou manuseio, e deve ter no campo o brilho original da cunhagem.
Ao entender bem em qual estado de conservação sua moeda se encontra, será mais fácil realizar sua venda!
E aí, você tem essa moeda brasileira antiga, ou alguma outra moeda rara e valiosa?