A numismática brasileira certamente tem surpresas impressionantes, e uma delas é a moeda que apresenta 10 defeitos na mesma unidade, algo extremamente raro de ocorrer. Os colecionadores disputam por essa rara e valiosa moeda.
Afinal, é um excelente item para diversificar uma coleção, por ser realmente peculiar. Acompanhe a leitura para entender qual é essa moeda, e quais defeitos ela apresenta.
Qual é a moeda brasileira que possui 10 defeitos?
A moeda em questão é a de 50 centavos de 1998, uma das mais cobiçadas pelos colecionadores brasileiros.
Além de seus 10 defeitos, ela também possui 2 características de grande destaque: sua tiragem foi uma das menores dos últimos 26 anos, e esse foi o último ano de fabricação de moedas com o material CuproNiquel, tornando a moeda ainda mais rara.
A partir do ano de 1999, não existe mais a cunhagem dessa moeda, pois a partir daí, o material de fabricação da moeda de 50 centavos foi alterado para o aço inoxidável. Interessante, não é mesmo?
A moeda de 50 centavos de 1998 do tipo comum, sem erros de cunhagem, vale no máximo R$120 se estiver no estado de Flor de Cunho.
Já a unidade com 10 defeitos, que é muito mais rara, pode valer mais de R$600 dependendo de seu estado de conservação.
Quais são os 10 defeitos presentes nessa moeda?
Acompanhe agora os 10 defeitos dessa unidade da moeda de 50 centavos de 1998, que contribuem para um aumento de valor significativo desse item:
1- Palavra “BRASIL” duplicada
O primeiro defeito que observamos nessa unidade da moeda é o cunho duplo. Em seu anverso, é possível observar que a palavra “BRASIL” está duplicada.
2- Haste duplicada
Ainda em seu anverso, logo abaixo da duplicação da palavra “BRASIL”, podemos observar o haste da ilustração da moeda, que também aparece duplicado. Ou seja, é mais um erro enquadrado como “cunho duplo”.
3- Duplicação nos hastes diagonais
Outro item que aparece duplicado nessa moeda são seus hastes diagonais, que se repetem na parte de baixo do anverso da moeda, perto do pescoço da figura ilustrada na moeda. É uma duplicação bem exagerada e perceptível.
4- Estrelas duplicadas
Ao girar a moeda para visualizar o seu reverso, já é possível perceber uma duplicação também em suas estrelas, ao lado do valor “50”. É um erro grande e perceptível, já que as estrelas apresentam uma aparência “deformada”.
5- Duplicação na palavra “CENTAVOS”
Outra palavra que aparece duplicada nessa moeda é a “CENTAVOS”. Esse erro é um pouco mais fácil de passar despercebido, mas chama muito a atenção de colecionadores atentos.
6- Data marcada
O sexto defeito dessa moeda é a “data marcada” ou “data vazada”. Também é um defeito de cunho duplo, já que a data de fabricação dessa moeda se repete, também dando uma impressão de deformação.
7- Bandeira duplicada
A bandeira da moeda, que aparece em seu reverso logo abaixo de seu ano de fabricação, também aparece duplicada.
8- Duplicação dos hastes diagonais
O erro da duplicação dos hastes diagonais também aparece no reverso da moeda, e não apenas em seu anverso. Ou seja, é um defeito que se repete nos dois lados da moeda.
9- Deformidade no número “5”
Ainda no reverso da moeda, podemos observar o número 5 escrito com uma certa deformidade.
10- Deformidade no número “0”
O valor da moeda (50) aparece escrito com deformidade, deixando a aparência da moeda diferente em comparação às demais do mesmo valor.
É importante lembrar que esses 10 defeitos aparecem de formas diferentes em diferentes unidades de moedas. Podendo ser mais graves e maiores em algumas do que em outras, logo, o valor da moeda também vai depender disso.
Confira agora o vídeo completo mostrando cada um dos 10 defeitos dessa moeda:
Lembrando que, desde a publicação do vídeo, os catálogos de moedas já atualizaram 2 vezes o valor das moedas, já que se passaram 2 anos. Logo, o valor dessa moeda já subiu.