Você sabia que o colchão possui prazo de validade? Se você continuar a utilizá-lo após esse período, sua saúde pode estar em risco! Além disso, é provável que enfrente alguns problemas, como a dificuldade para dormir e o descanso inadequado.
Quando o artigo passa do prazo de validade, ele começa apresentar alguns sinais. Aqui, você descobre quais são os principais e aprende a identificar se está na hora de trocar seu colchão. Vamos juntos nessa?
Quanto tempo dura um colchão?
Depende muito do modelo e do uso que se faz desse artigo, mas normalmente a vida útil desse item é de 3 a 10 anos. Se não fizer uso diário e se não o molhar regularmente, pode ser que dure bastante tempo.
Por que fazer a troca regularmente?
Recomenda-se a troca para que não tenha problemas na coluna ao dormir. Com o passar do tempo, o colchão pode ficar deformado e isso pode trazer problemas como a dor na coluna.
Mas não é só isso: a troca também ajuda a evitar problemas respiratórios como as alergias. Isso porque o colchão pode acumular ácaros e bactérias, que são microrganismos que desencadeiam doenças respiratórias e alergias de pele.
Sinais de que está na hora de trocar seu colchão
O colchão começa a apresentar alguns sinais que são recorrentes quando está fora do prazo de validade. É importante conhecê-los para identificá-los facilmente. Veja, a seguir, quais são:
-
Deformações por todo o item
É comum que o colchão seja maleável e se adapte para encaixar no nosso corpo, garantindo mais conforto no momento do descanso. O problema está quando ele não volta ao normal ao você se levantar.
Se ele continuar com marcas de seu corpo por muitas horas, isso é um sinal claro de que está deformado de maneira irreversível e precisa ser trocado o quanto antes, para evitar problemas na coluna e dores pelo corpo.
-
Mau cheiro
Durante o sono, eliminamos secreções como o suor e a saliva. Pode ser que elas se acumulem no colchão, provocando o desenvolvimento de ácaros e bactérias. Por sua vez, esses microrganismos levam a crises alérgicas e respiratórias, bem como deixar o colchão com mau cheiro.
Normalmente, o odor ruim vem acompanhado de manchas pelo colchão e descolorações em sua capa. Ao identificar esses problemas, procure fazer a troca desse item assim que possível.
-
Parte central funda
Quando a parte central do colchão está funda, isso é um sinal claro de que chegou o momento da troca. Senão, você sentirá desconforto ao dormir, como se estivesse deitado na diagonal.
Isso acontece devido ao uso contínuo ao longo dos anos, mas não é a única causa. A parte central também pode ficar deformada se o colchão não tiver capacidade de suportar o peso do usuário.
Por isso, antes de finalizar a compra sempre verifique se o colchão de seu interesse suporta o peso dos usuários. Assim, garantirá que esse item dure muito mais, compensando a aquisição.
-
Dores, incômodos e dificuldade para dormir
Se você anda sentindo dores e incômodos ao dormir, esse pode ser um sinal de que o item já não é o mais adequado. Isso acontece por problemas como deformações ou quando a peça está muito mole ou demasiadamente dura, sem se adequar ao seu corpo.
A troca é importante porque contribui para que você consiga dormir melhor, tendo boas noites de sono. Assim, se sentirá melhor no outro dia, tendo uma maior produtividade, seja nos estudos ou no trabalho. Por isso, não adie a troca!
Aproveite para conferir também nosso post sobre um método para limpar colchão facilmente e mantenha esse item como novo!