Quem guarda moedinhas antigas em casa se deu bem, já que atualmente, algumas moedas antigas podem valer uma pequena fortuna. Está na hora de juntar todas as moedas que você guarda para ver se alguma delas é cobiçada por colecionadores! Confira agora as 3 moedas valiosíssimas brasileiras.
Será que você tem a sorte de contar com uma dessas 3 moedas em casa? Elas são de planos monetários diferentes e de tamanhos e valores de face diferentes. Acompanhe a leitura para entender suas características!
Quais são as 3 moedas valiosíssimas para colecionadores?
Veja quais são as 3 moedas antigas cobiçadas por colecionadores:
Moeda de 10 cruzeiros de 1991
A primeira moeda da lista é do Plano Cruzeiro, e já possui mais de 3 décadas de fabricação. Ou seja, é uma raridade brasileira. Ela possui um design bem bonito, o que é um destaque para ela.
Mas essa moeda só é valiosa atualmente se contar com um erro de cunhagem. Esse erro é o de cunho quebrado.
O “erro do cunho quebrado” é um termo usado em numismática para descrever um tipo de defeito de fabricação em moedas.
Ele ocorre quando o cunho, que é a peça utilizada para criar as impressões na moeda, se quebra ou se racha durante o processo de produção. Isso pode resultar em uma impressão incompleta ou distorcida na moeda.
Os erros do cunho quebrado podem variar em gravidade, desde pequenas falhas na impressão até deformações mais significativas na moeda.
No caso dessa moeda, o defeito está bem perceptível, e aparece no canto superior direito de seu anverso (parte da moeda que apresenta a ilustração).
Moeda de 1 cruzeiro de 1949
A moeda de 1 cruzeiro de 1949 também apresenta o defeito do cunho quebrado. Ele aparece em seu reverso, na sua parte de cima. Também é um detalhe nítido e difícil de passar despercebido.
Quanto mais aparente for esse erro de cunhagem, maior será o valor da moeda, já que torna-se um item mais interessante para os colecionadores.
Moeda de 10 centavos de 1948
A última da lista de 3 moedas valiosíssimas para colecionadores é a de 10 centavos de 1948, apenas um ano antes da moeda anterior. É bem difícil encontrar uma dessas hoje em dia em um bom estado de conservação, principalmente se apresentar esse defeito.
Afinal, trata-se de uma moeda com 76 anos desde seu lançamento, ou seja, é capaz de nem mesmo os seus avós terem pegado uma dessas na mão! Quem guarda essa moeda em casa está em posse de uma relíquia brasileira!
Essa moeda, que também apresenta o erro do cunho quebrado, apresenta a anomalia de uma forma ainda mais chamativa e maior! A parte quebrada aparece no anverso da moeda, acima de sua ilustração, tampando algumas palavras.
Ou seja, ainda possui outro defeito valioso para colecionadores: o erro de palavras faltando.
É uma moeda muito antiga, peculiar, e logo, valiosa.
Para entender como identificar essas moedas, e como elas apresentam esse erro, assista o vídeo abaixo (que também conta com uma média aproximada do valor de cada uma dessas moedas):
Lembrando que, além dessas 3 moedas, existem várias outras moedas brasileiras antigas que também podem ser valiosas.
Dessa forma, se você tiver outras moedas antigas em casa, vale a pena dar uma conferida em quanto elas valem hoje em dia! Você pode procurar essa informação na internet ou em Catálogos de Moedas.
Se você tem moedinhas em casa que desconfia que sejam raras ou valiosas, conta pra gente nos comentários!
(Reiterando que o valor de uma moeda está diretamente ligado ao seu estado de conservação. Logo, uma moeda deve estar bem conservada para atingir o seu valor máximo de venda, sem contar com muitos sinais de uso).