É importante sempre conferir as moedinhas que você recebe de troco no mercado, na padaria, ou comércios no geral! Pois você pode acabar recebendo uma moeda valiosa sem imaginar! Como é o caso dessa moeda rara de 25 centavos.
Se você não souber como identificar moedas raras, fique tranquilo, pois te ensinaremos ao final deste conteúdo! Acompanhe a leitura para entender qual é essa moeda rara de 25 centavos que pode ser vendida para colecionadores.
Moeda de 25 centavos de 2008
A moeda a qual estamos nos referindo é a de 25 centavos fabricada no ano de 2008, ou seja, uma moedinha de 16 anos atrás! Pela data, nem parece que é muito tempo, não é mesmo?
É uma moeda relativamente antiga, já que faz uma década e meio de sua fabricação. Apesar de ela ainda ser circulada por aí, isso não ocorre com tanta frequência assim, contribuindo para sua raridade.
Identificar essa moeda é fácil. Em seu anverso, observamos a ilustração do Marechal (Deodoro da Fonseca), e ao seu lado esquerdo, temos o Brasão das Armas Nacionais, algumas linhas na diagonal do canto direito da moeda, e a legenda “Deodoro”.
Já no canto superior esquerdo, temos a legenda “Brasil”. Em seu reverso, podemos observar as características comuns de qualquer moedinha brasileira de 25 centavos.
Que são o seu valor de face, ano de fabricação (2008), as linhas diagonais direitas e estrelas próximas à borda direita.
Sua tiragem foi de 269 milhões, considerada uma alta tiragem, e circula até os dias atuais. E aí você se pergunta: se existem milhares de unidades dessa moeda por aí, por que ela pode ser valiosa?
A moeda valiosa de 25 centavos de 2008 não é a moeda comum, e sim a que possui uma anomalia, ou seja, um erro de cunhagem!
Qual é o erro de cunhagem presente nessa moeda de 25 centavos?
O erro de cunhagem presente na moeda de 25 centavos de 2008 que a torna tão valiosa é o de reverso invertido! Quem está por dentro do universo numismático sabe que esse é o erro mais valioso em moedas, podendo elevar o preço de qualquer moedinha brasileira.
O erro do reverso invertido, como o próprio nome sugere, ocorre quando um lado da moeda está “girado” em um ângulo de aproximadamente 180 graus em comparação ao lado correto. Ou seja, de cabeça para baixo!
É um erro bastante curioso e interessante, já que ele conta uma história sobre seu processo de cunhagem. É por isso que os colecionadores cobiçam tanto unidades com essa anomalia.
Trata-se de uma anomalia fácil de ser percebida. Basta girar a moeda para ver se algum dos lados aparece de cabeça para baixo. Se você receber uma dessas no troco, vai identificar rapidinho se prestar atenção!
São poucas as moedas de 25 centavos de 2008 que apresentam esse defeito específico, e elas podem valer até R$200 dependendo de seu estado de conservação.
Confira mais informações sobre a moeda no vídeo:
Como saber se tenho uma moeda rara?
Para entender se você tem uma moeda rara, o primeiro a se fazer é juntar todas as informações possíveis sobre sua moeda, como: data de fabricação, país de origem e valor de face.
Assim que reunir essas informações, repare bem na sua moeda, para ver se encontra alguma anomalia, algum erro de cunhagem.
Caso não encontre, o próximo passo é conferir catálogos de moedas atualizados para conferir se sua moeda possui valor (além do seu valor de face). Se não tiver acesso a catálogos, pesquise as informações de sua moeda na internet.
Se encontrar uma moeda igual a sua sendo vendida por um preço maior que seu valor de face, significa que ela pode sim ser valiosa. Faça uma média dos valores em que ela costuma ser vendida de acordo com seu estado de conservação, e você entenderá melhor por quanto pode realizar a venda.