Se você tem diversas moedas brasileiras em casa, antigas ou recentes, e se pergunta se alguma delas pode ser valiosa, vem conferir essa moeda rara de 5 centavos, para saber se você está guardando ela sem saber!
Também vale ficar atento às moedas que você recebe no troco, já que pode acontecer de você acabar recebendo alguma moeda rara, e passá-la adiante, por não prestar atenção em seus detalhes. Perdendo, assim, uma oportunidade de ganhar um dinheiro bacana.
Sem mais delongas, vamos ao conteúdo!
Moeda rara de 5 centavos de 2002: você tem em casa?
A moeda rara que iremos apresentar neste conteúdo é a de 5 centavos fabricada no ano de 2002, ou seja, há 22 anos atrás. É uma moeda relativamente antiga, já que foi lançada há mais de 2 décadas.
Mas, ela ainda pode ser encontrada circulando por aí. Ou seja, você ainda pode receber uma dessas no troco do supermercado ou padaria.
É uma moeda bem fácil de ser identificada.
Em seu anverso, podemos observar a ilustração de Joaquim José da Silva (Tiradentes), junto com a legenda “Tiradentes” em seu canto direito. Já no seu canto superior direito, aparece a legenda “Brasil”, indicando a origem da moeda.
Em seu outro lado, o reverso, suas características são comuns da moeda de 5 centavos que todos conhecemos. Apresenta seu valor de face, ano de cunhagem (2002) e algumas tiras horizontais em seu canto esquerdo.
A tiragem dessa moeda (quantidade de unidades produzidas) foi de 153 milhões, considerada uma tiragem alta.
Essa informação pode ser encontrada em Catálogos de Moedas e até mesmo no próprio site do Banco Central, caso você esteja querendo saber a tiragem de sua moeda.
Você deve estar se perguntando, como essa moeda de 5 centavos de 2002 é considerada uma moeda rara, se apresenta uma tiragem alta. E na verdade, não é a moeda comum que é considerada rara e valiosa, e sim a moeda com erro de cunhagem.
Qual é o erro de cunhagem presente nessa moeda?
Essa moeda pode ser encontrada com dois erros de cunhagem diferentes: reverso horizontal e reverso invertido! Entenda como identificar esses erros:
- Reverso horizontal: o reverso horizontal ocorre quando um lado da moeda está girado em um ângulo de aproximadamente 90 graus em relação ao lado correto;
- Reverso invertido: o reverso invertido segue a mesma lógica, a diferença é que nesse caso, o lado errado da moeda está girado em um ângulo de aproximadamente 180 graus, ou seja, de cabeça para baixo! Por ser um erro maior, também é mais valioso.
A moeda de 5 centavos de 2002 com o erro do reverso horizontal pode valer até R$100, enquanto a que apresenta o erro do reverso invertido pode valer até R$200. Lembrando que o valor da moeda depende de seu estado de conservação!
Se você tiver essa moeda rara e desejar vender, o local mais indicado para a venda de moedas são os grupos de colecionadores, espalhados pelas redes sociais.
Lá, você encontra compradores realmente interessados pela sua moeda, que estão dispostos a pagar um valor justo e vantajoso para ambas as partes. Portanto, vale bastante a pena negociar através desses grupos.
Só tome cuidado pois, apesar de ser um ambiente bacana para negociações de moedas, você está negociando com um desconhecido. Por isso, tome cuidado com golpes e faça tudo em segurança.
Uma dica para vender sua moeda é estar disposto a negociar. Afinal, o valor de catálogo de uma moeda não é regra, não é um valor definitivo. Serve apenas como referência para que você saiba qual é a média de valor da moeda rara.
Por isso, vale negociar com o comprador para chegar a um preço vantajoso para ambas as partes.