Você já comprou uma frigideira antiaderente que gruda todo o alimento durante a preparação? Acredite, isso é mais comum do que muitos pensam!
Curiosamente, isso acontece porque há quem não siga as orientações do fabricante antes do primeiro uso. Logo, é essencial ler todas as instruções! Assim, garantirá um utensílio doméstico que realmente funciona.
Para te ajudar a evitar esse problema, separamos algumas dicas infalíveis para você adotar. Confira quais são e aproveite para ter uma frigideira antiaderente que realmente funciona!
Como evitar que a frigideira antiaderente grude alimentos
-
Dê uma atenção especial para a lavagem
Você deve lavar a frigideira pela primeira vez antes de usá-la. Recomenda-se que utilize um detergente neutro e uma esponja macia, que ajudará a remover eventuais resíduos de fabricação.
Evite o uso de produtos e materiais abrasivos, pois eles podem danificar o revestimento antiaderente da frigideira. Assim, você mantém seu utensílio em perfeito estado por muito mais tempo.
-
Faça o enxágue e secagem de forma correta
Depois de lavar a frigideira antiaderente, seu próximo passo é realizar o enxágue e a secagem. Sobre o enxágue, faça com água abundante, até que elimine resquícios de sabão.
Então, você deve secar a frigideira com um pano de louça limpo e macio. Se preferir, também há a alternativa de usar folhas de papel toalha para realizar a secagem. Certifique-se de que não há qualquer resíduo de umidade no utensílio doméstico.
-
Aposte no processo de hidratação do revestimento antiaderente
A hidratação do revestimento da frigideira antiaderente é essencial. Ela contribui para que o utensílio tenha capacidade antiaderente por muito mais tempo, desde o primeiro uso.
Mas como realizar esse processo? É simples: depois de lavar e secar a frigideira, você deve esquentá-la no fogão por três minutos em fogo de baixo a médio. Só depois disso dá para usar o utensílio para cozinhar.
Esse processo também é conhecido como temperar a frigideira e sua finalidade é criar uma camada protetora sobre o revestimento. Assim, é possível melhorar sua capacidade antiaderente, bem como prolongar a durabilidade da frigideira.
-
Não superaqueça a frigideira
Esse é um cuidado que você deve ter no dia a dia ao utilizar a frigideira para preparo de alimentos. Evite superaquecê-la, sobretudo quando estiver vazia. Isso contribui para que o utensílio tenha um melhor desempenho durante toda a sua vida útil.
Mas como evitar o superaquecimento? Para isso, recomenda-se que utilize a frigideira no fogo baixo ou médio, no máximo. Mais do que isso, você pode colocar o revestimento antiaderente em risco.
-
Use utensílios adequados durante o preparo
Você deve preservar a integridade do revestimento da frigideira. Para isso, é fundamental que use utensílios adequados no preparo, como colheres, espátulas, pegadores, entre outros itens, de silicone, madeira ou nylon.
Os talheres de metal não são os mais indicados porque riscam a frigideira e tiram o revestimento antiaderente, que pode grudar na comida. Além disso, o próprio alimento pode grudar na frigideira.
Logo, dê uma atenção especial aos talheres que utiliza no preparo, preferindo os que são mais delicados e não danificam o revestimento de maneira irreversível.
-
Faça a limpeza com delicadeza
Se você tem o costume de lavar panelas e frigideiras com produtos abrasivos, esqueça isso no caso das versões antiaderentes. Caso você use uma esponja de limpeza pesada, por exemplo, ela removerá o revestimento.
Por isso, recomenda-se o uso de água morna (amolece eventuais sujeiras), detergente líquido suave e esponja macia. Não esfregue com muita força, faça o enxágue normalmente e seque completamente a frigideira antes de guardá-la.
Veja também dicas para recuperar o antiaderente de panelas e aumente a vida útil de seus utensílios domésticos!