Ao entrar para o mundo do colecionismo de moedas, é comum se deparar com erros que você nunca havia sequer ouvido falar. E a anomalia de “letras faltando” é um deles!
Durante o processo de fabricação de moedas, pode ocorrer falhas em que, algumas letras ou palavras daquela moeda não são cunhadas corretamente, ou são desgastadas, prejudicando sua nitidez.
4 Moedas com o erro de “Letras faltando”
Confira 4 exemplos de moedas que apresentam a anomalia de letras faltando:
1- Moeda de 50 centavos de 2011
A primeira da lista é a moeda de 50 centavos de 2011. Na época, ela teve uma tiragem de 116 milhões. Em seu estado comum, ela não é considerada rara ou valiosa. Mas, a moeda com anomalia, pode ser vendida para colecionadores por um preço bem bacana.
Devido a um erro de cunhagem chamado de “cunho gasto”, que ocorre quando uma moeda é cunhada com alguma parte de sua ilustração desgastada, ou seja, “embaçada”, sem tanta nitidez, essa moeda apresenta a letra “S” da palavra “CENTAVOS” faltando.
O desgaste foi tão grande que a letra “S” foi “apagada”, ou seja, não está mais visível.
2- Moeda de 50 centavos de 2003
A segunda moeda da lista que apresenta o erro de letras faltando é a de 2003, também de 50 centavos. O erro também aparece em seu reverso, na palavra “centavos”. Nesse caso, as letras faltando são as duas últimas, ou seja, as letras “O” e “S”.
Essa moeda é ainda mais valiosa em comparação a anterior, já que o erro é ainda mais agravado, e a moeda é mais antiga, o que contribui para sua raridade. É muito difícil achar alguém que ainda tem uma dessas hoje em dia.
3- Moeda de 10 centavos de 2006
A moeda de 10 centavos de 2006 apresenta a mesma anomalia da anterior. Em seu reverso, na palavra “centavos”, as duas últimas letras “O” e “S” estão totalmente apagadas devido ao erro do cunho gasto.
Além disso, alguns detalhes ilustrativos da moeda também foram “apagados”, como algumas linhas próximas a legenda de seu ano de fabricação, e algumas estrelas.
Essa moeda é bastante cobiçada por colecionadores de todo o país, ou seja, se você tem uma dessas, se deu bem!
4- Moeda de 1 real de 2003
Já a moeda de 1 real de 2003 apresenta o erro do cunho gasto de forma ainda mais espalhada – temos não apenas o erro de letras faltando, mas também grande parte de sua ilustração.
Em seu reverso, na palavra “REAL”, as letras “EA” estão apagadas, e a letra “R” também apresenta um desgaste, apesar de não estar apagada por completo.
O cunho gasto também apagou duas das estrelas ilustrativas de seu reverso, no canto superior direito! Abaixo da palavra “REAL”, a legenda de seu ano de fabricação, ou seja, “2003”, também aparece desgastada, apesar de não ter números faltando.
Bônus
Apresentamos o erro das “letras faltando” e alguns exemplos de moedas com essa anomalia. Mas, você já ouviu falar das moedas brasileiras que apresentam letras extras?
Isso não ocorre por um erro na cunhagem! As letras extras em moedas costumam ter significados.
Se você achar alguma moeda com a letra “A” em seu reverso, abaixo da palavra “real” ou “centavos”, saiba que sua moeda foi fabricada na Holanda.
No ano de 2019, o governo brasileiro solicitou que algumas moedas fossem fabricadas em solo holandês, já que a produção é mais barata. Todas essas moedas foram cunhadas com a letra “A” extra, e por serem raras atualmente, podem valer bastante para os colecionadores.
Se você achar uma moeda com a letra “P” cunhada no mesmo local, saiba que está em posse de uma moeda “Prova”. Moedas do tipo “Prova” são aquelas que passam por um processo de cunhagem especial, que destaca mais seu design e cores.
Essas moedas são destinadas a testes e coleções especiais, logo, não são colocadas para circular oficialmente. Ou seja, se você tiver uma dessas, está em posse de uma raridade extremamente valiosa!