Você sabia que simples moedas de 1 real podem ser bastante valiosas para colecionadores? E o melhor de tudo é que as moedas de 1 real que apresentaremos neste conteúdo ainda circulam por aí, ou seja, você pode encontrar uma dessas no seu troco!
E, caso encontre uma delas, pode realizar sua venda para colecionadores! Mas, o que faz com que essas duas moedas sejam tão especiais assim? Acompanhe a leitura para entender.
O que torna essas 2 moedas de 1 real valiosas?
As moedas as quais estamos nos referindo são as de 1 real do ano de 1998, e do ano de 2014. Elas possuem uma característica em comum, que é a razão para que sejam tão valiosas.
E essa característica é: ambas possuem baixa tiragem. A tiragem de uma moeda é a quantidade de unidades produzidas naquele determinado ano. Se a tiragem for baixa, é porque poucas moedas foram fabricadas, o que contribui para sua raridade e dificuldade de acesso.
Essas duas moedas de 1 real ainda são circuladas atualmente, mas é bem raro receber uma delas no troco, já que existe uma baixíssima quantidade delas. Ou seja, se você receber alguma, considere-se sortudo!
Ambas as moedas fazem parte da segunda família do real, e possuem as tiragens mais baixas para moedas de 1 real de todos os anos.
É bem raro uma moeda comum, sem erros de cunhagem e sem caráter comemorativo, alcançar um valor alto! E a baixa tiragem é um fator que permite que isso ocorra!
Para entender qual é a tiragem de alguma moeda específica, basta acessar o site oficial do Banco Central, e abrir a página “Moedas produzidas”. Lá, você consegue encontrar informações sobre qualquer moeda, de qualquer valor, ano de fabricação e padrão monetário (real, cruzeiro, cruzado…).
Quanto valem as 2 moedas de 1 real de 1998 e 2014?
Essas duas moedas de 1 real podem ser vendidas, atualmente, entre R$65 e R$190. Mas é claro que elas ainda estão em processo de valorização. Ou seja, esse valor tende a aumentar cada vez mais com o passar dos anos.
Se você tiver uma dessas moedas, vale a pena guardar para aproveitar sua valorização, e vender daqui algum tempo por um valor mais vantajoso!
Para conferir mais detalhes sobre essas moedas de 1 real, assista o vídeo abaixo:
Por que moedas com baixa tiragem são valiosas?
Moedas com baixa tiragem são valorizadas não apenas pela sua raridade, mas também pelo potencial de se tornarem peças históricas e colecionáveis altamente desejadas.
A escassez dessas moedas é muitas vezes resultado de circunstâncias únicas, como erros de produção, eventos históricos ou decisões governamentais específicas.
Essas moedas, pelo fato de serem limitadas, se tornam símbolos de períodos específicos na história econômica de um país.
Elas capturam momentos singulares, como a introdução de uma nova série de moedas, comemorações de eventos especiais ou até mesmo transições políticas. A moeda de 1998 mencionada no texto, por exemplo, representa o início da segunda família do real!
Esse contexto histórico adiciona uma camada adicional de interesse para os colecionadores, que valorizam não apenas a moeda em si, mas também a narrativa por trás dela.
A valorização de moedas com baixa tiragem também é impulsionada pela oferta e demanda de colecionadores.
O mercado numismático é alimentado por entusiastas que buscam constantemente adicionar peças raras e diversas para as suas coleções.
Essa demanda contribui bastante para seu aumento de valor com o passar do tempo.
Também é importante dizer que o estado de conservação das moedas com baixa tiragem são um dos fatores principais para sua valorização, pois moedas no estado de Flor de Cunho alcançam valores maiores e mais significativos!
Colecionadores dão um valor maior para moedas livres de sinais de uso. E aí, você tem alguma dessas duas moedas de 1 real?