Algumas moedas, com o tempo, podem se tornar valiosas para colecionadores, caso possuam algum diferencial de destaque. Mas, o que exatamente torna uma moeda rara e valiosa? Acompanhe a leitura para entender!
A numismática (estudo de moedas e medalhas) é, certamente, uma caixinha de surpresas. Existem fatores que contribuem para a valorização de uma moeda, que nunca imaginaríamos.
Às vezes, você pode achar que sua moeda é comum, enquanto ela pode ser considerada um tesouro nacional.
O que torna uma moeda valiosa?
Entenda quais são os principais fatores responsáveis por tornar uma moeda valiosa:
Erros de cunhagem
Durante a fabricação de moedas, podem ocorrer alguns erros de produção, causando algum tipo de anomalia na moeda. Pode ser contra intuitivo, mas para os colecionadores, isso não é algo ruim. Eles tendem a valorizar bastante moedas com defeitos.
Caráter comemorativo
Moedas comemorativas tendem a valorizar bastante com o passar dos anos, graças ao seu design diferenciado e belo, e seu valor histórico, já que elas homenageiam datas ou eventos importantes para o Brasil.
Baixa tiragem
A tiragem de uma moeda é sua quantidade de unidades produzidas. Quanto mais baixa for essa quantidade, mais rara ela é, o que é ótimo para colecionadores.
Antiguidade
A mesma lógica segue para a antiguidade de uma moeda. Quanto mais antiga ela for, mais rara é atualmente. Além disso, moedas antigas são interessantes pelo seu valor histórico (período histórico em que foram fabricadas) e design diferente.
Processo de cunhagem especial
Algumas moedas são fabricadas através de um processo especial que realça mais o seu design, e são destinadas a testes ou coleções especiais. Essas são bastante valorizadas.
Raridade
Todos os fatores acima têm algo em comum: eles tornam a moeda rara, o mais importante para colecionadores!
Como saber se minha moeda é rara?
Confira o passo a passo para entender de uma vez por todas se você está em posse de uma moeda rara e valiosa:
Confira a presença de erros de cunhagem
O primeiro que você deve fazer é pegar sua moeda e analisar bem seus detalhes, para ver se encontra alguma anomalia, que pode ser um lado da moeda que esteja invertido ou posicionado de forma incorreta, uma parte da moeda que está desgastada, letras a mais, ou letras faltando… e por aí vai!
Tente achar qualquer detalhe incomum em sua moeda. Se encontrar, saiba que está em posse de uma moeda valiosa! Mas é preciso, primeiro, entender de qual erro de cunhagem se trata, e quanto ele vale aproximadamente.
Aqui está um guia dos defeitos em moedas mais comuns:
7 Erros em moedas brasileiras que valem muito!
Junte todas as informações sobre sua moeda
Se você encontrou ou não encontrou defeitos em sua moeda, o próximo passo, de qualquer forma, é juntar todas as informações possíveis sobre sua moeda. Isso inclui:
- Seu ano de fabricação (estará sempre escrito no reverso da moeda);
- Seu valor de face (10 centavos, 25 centavos, 50 centavos, 1 real […]);
- Seu estado de conservação (preste atenção na nitidez do design, nos sinais de uso…;
- País de origem;
Ao encontrar todas essas informações, já é meio caminho andado. Em Catálogos de Moedas, você consegue encontrar o valor de venda indicado para sua moeda. Basta procurar pelo seu valor de face e ano de fabricação!
Se sua moeda conter erros, eles também aparecerão no catálogo, junto com seu preço médio.
Outra forma de entender se sua moeda é valiosa, é procurando suas informações no Google.
Se tiver anúncios de venda dessa moeda por valores bacanas, faça uma média dos valores em que ela costuma ser vendida, levando em consideração seu estado de conservação (um dos detalhes mais essenciais para colecionadores).
Logo, você conseguirá chegar em um valor de venda justo para sua moeda.
Confira sua tiragem
Moedas com tiragem mais baixa tendem a ser mais valorizadas, já que esse detalhe torna a moeda rara. Essa informação está disponível em qualquer catálogo de vendas, e também
no site oficial do Banco Central do Brasil.
Acesse a página de “Moedas produzidas” e procure por sua moeda de acordo com seu padrão monetário, valor de face e ano de fabricação (o site conta com informações a respeito de moedas produzidas desde 1942, de diversos padrões monetários).
Ao encontrar sua moeda, sua tiragem também será informada no site. Tiragens abaixo de 15 milhões são consideradas baixas, tornando a moeda mais rara!