Essa moeda de 5 centavos é rara, e poucos colecionadores possuem. Ela conta com um erro de cunhagem bastante valorizado e interessante. Acompanhe a leitura para conferir mais detalhes sobre ela.
Moeda de 5 centavos de 1996: Qual é seu erro de cunhagem?
A moeda de 5 centavos fabricada no ano de 1996 (pertencente da primeira família do real) teve uma tiragem de 111 milhões, considerada uma tiragem relativamente alta. Ou seja, há diversos exemplares dela, que ainda circulam por aí hoje em dia.
Apesar de ser fácil encontrar a moeda comum, é um pouco mais difícil encontrar unidades com erros de cunhagem. A moeda comum pode valer até no máximo R$35 dependendo de seu estado de conservação, por ser mais fácil de ser encontrada.
E, finalmente, vamos ao erro de cunhagem dessa moeda. O erro que pode ser encontrado na moeda de 5 centavos de 1996 é o chamado de “data marcada”. É um defeito corriqueiro e que ocorre com frequência, fazendo com que não seja um detalhe de tanto destaque.
Mas o diferencial é: a data marcada que aparece na moeda é “1995”, sendo que ela foi fabricada em 1996! Ou seja, a data marcada está errada, indicando 1 ano antes de sua cunhagem, o que é bem raro de acontecer.
Isso ocorre devido a uma falha no processo de cunhagem da moeda, resultando nessa anomalia tão interessante e diferente. Existem pouquíssimas unidades dessa moeda com esse defeito de cunhagem, e elas são muito cobiçadas por colecionadores.
Logo, se você tiver uma dessas em casa, está em posse de uma verdadeira raridade brasileira! Vale a pena tentar encontrar algum colecionador para vender sua moeda.
O valor de catálogo atualizado para a moeda de 5 centavos com esse defeito é de R$250 no máximo, dependendo de seu estado de conservação.
Mas, pelo fato dessa moeda ser pouco ofertada e bastante cobiçada, ela pode ser vendida por valores ainda maiores em negociações! Afinal, o preço de catálogo não é uma regra, e sim uma referência.
Confira mais detalhes sobre essa moeda no vídeo a seguir:
Onde vender minha moeda rara?
Confira algumas alternativas para a venda de sua moeda rara:
- Grupos de numismática em redes sociais como Facebook;
- Marketplaces como Enjoei, Amazon, Mercado Livre, etc;
- Lojas de numismática;
- Leilões especializados;
Anunciar sua moeda na internet é a forma mais prática e rápida de realizar sua venda. Basta escolher um ambiente seguro para realizar esse processo. Priorize vender para colecionadores sérios, já que estes estão dispostos a pagar valores mais elevados.
Só tome cuidado com golpes. Não negocie com colecionadores fora da plataforma do marketplace escolhido, e não realize a venda de sua moeda por um preço muito mais baixo do que ela realmente vale.
O que é o erro da data marcada em moedas?
Além dessa moeda de 5 centavos de 1996, também existem diversas outras moedas com esse mesmo defeito. Ele ocorre quando a data de fabricação da moeda (que está sempre escrita em seu reverso) aparece 2 vezes na moeda, por alguma falha no processo de cunhagem.
A data marcada repetidamente pode aparecer de várias formas. Pode estar reversa, de cabeça para baixo, ou com batida fraca (embaçada, com uma aparência desgastada).
Às vezes esse defeito aparece de forma tão discreta, que é bem fácil ele acabar passando batido.
E, como vimos no exemplo dessa moeda de 5 centavos, esse defeito também pode aparecer de forma incorreta, marcando outra data na moeda, sem ser o seu verdadeiro ano de fabricação!
Quando isso acontece, representa um erro duplo, tornando a moeda ainda mais valiosa para colecionadores, já que ela se torna ainda mais peculiar e interessante.
E você, já viu alguma moeda com esse defeito, ou até mesmo possui alguma em casa? Conta pra gente!