Você sabia que existem plantas que ajudam a evitar o mofo? Por isso, elas são perfeitas para acabar com a umidade na área e evitar marcas escuras em paredes e teto.
Mas quais são essas plantas que ajudam a evitar o mofo? A seguir, apresentamos as mais potentes para você adotar em seu lar. Confira quais são e aproveite para garanti-las!
Por que sua casa fica com mofo?
Ele aparece em áreas que combinam umidade e baixa ventilação. Isso propicia o surgimento do mofo, deixando manchas escuras em superfícies e marcas de bolor em roupas, móveis, acessórios, entre outros.
Daí a importância de manter o ambiente sempre muito bem ventilado! Assim, terá uma boa circulação de ar no espaço, garantindo a secagem da umidade e a menor possibilidade de surgimento de mofo.
4 plantas que ajudam a evitar o mofo
As plantas que ajudam a evitar o mofo têm cuidados simples e ainda complementam a decoração do seu lar com muito mais estilo. Confira quais são as mais eficientes:
-
Lírio da paz
O lírio da paz é uma planta linda, que dá flores brancas bonitas. Além de contribuir para evitar o mofo em casa, também ajuda a filtrar toxinas e tornar o ar puro, o que é perfeito para lares com pessoas alérgicas.
Outro diferencial do lírio da paz é que se trata de uma planta perfeita para ambientes internos. Portanto, pode ser cultivada dentro de casa sem problemas.
Essa é uma planta que não exige cuidados complexos, basta manter seu solo levemente úmido, sem excesso de água. Além disso, adube a planta a cada seis meses, para estimular o florescimento contínuo.
-
Samambaia
Quando se fala em plantas que ajudam a evitar o mofo, a samambaia é uma das mais citadas. Não é para menos, afinal, possui um alto poder de absorção da umidade, contribuindo para retirá-la do ambiente.
Isso é possível porque as folhas da samambaia têm poros que absorvem a água do ar. Por esse motivo, conseguem reter o líquido, fazendo com que a planta permaneça hidratada por mais tempo.
A samambaia não é uma planta que exige cuidados complexos! Recomenda-se manter seu solo sempre levemente úmido, sem exagero de água. Assim, evitará o apodrecimento das raízes. Mantenha a plantinha na meia sombra, ou seja, longe da luz solar direta.
-
Crisântemo
Se sua ideia é inserir na decoração plantas que dão flor e ainda ajudam a evitar o mofo, saiba que o crisântemo é a melhor escolha! Trata-se de uma espécie que dá flores incríveis e supercoloridas.
Mas não é só isso: o crisântemo contribui para regular a umidade em ambientes. Essa espécie se adapta bem a diferentes áreas, principalmente quando se pensa na luminosidade do ambiente. Por isso, é mais fácil mantê-la viva.
Para cuidar da planta é simples! Basta fazer a rega de uma a duas vezes por semana e adubá-la regularmente. Se apresentar folhas ou flores secas, faça uma poda dessas partes comprometidas.
-
Pothos
O pothos é uma planta que não é tão conhecida, mas que é extremamente eficaz no combate da umidade. Além disso, é uma planta de baixa manutenção e que fica linda em vasos suspensos, pois é pendente.
Essa é uma planta que absorve a umidade do ar, bem como que consegue filtrá-lo, eliminando toxinas. Além disso, possui estômatos que colaboram para evitar o crescimento de mofo e fungos.
Para cuidar do pothos é só manter o vaso num local com luz indireta, pois o sol pode queimar suas folhas. Além disso, faça regas semanais ou sempre que identificar que o solo está ficando seco.
Aproveite para ver também 5 plantas boas para escritório e decore esse espaço!