Está em busca de formas de decorar quarto minimalista? Essa é uma tarefa mais simples do que muitos pensam, sem exigir muito esforço. Além disso, a decoração minimalista é econômica!
Aqui, você confere dicas infalíveis para decorar quarto minimalista. Continue a leitura para descobrir quais são e aproveite para adotar todas, garantindo um resultado incrível no espaço.
Dicas para decorar quarto minimalista
-
Aposte em cores neutras
Quando se fala em decoração minimalista, as cores neutras são as grandes estrelas, principalmente as claras. O motivo é simples: elas não são estimulantes visuais e ajudam a proporcionar uma sensação de conforto e acolhimento.
O branco é uma escolha à prova de erros, mas você também pode apostar em tonalidades como o off white (branco com fundo amarelado ou acinzentado), tons de cinza e preto. Procure trabalhar com cores claras de forma predominante.
-
Tenha somente o essencial no quarto
O minimalismo segue o conceito do “menos é mais”. Portanto, quanto menos itens você tiver no quarto, melhor. Isso ajuda a otimizar o espaço, bem como a torná-lo funcional, tudo de maneira econômica. Outro benefício é a facilidade para limpezas e faxinas, já que há poucos itens no quarto.
E o que é essencial nesse ambiente? Móveis como cama, guarda-roupa e mesa de cabeceira. Se sobrar espaço, você pode colocar outros itens como uma cômoda. Mas não exagere!
-
Insira elementos naturais no ambiente
Os elementos naturais ajudam a dar cor e a reforçar a sensação de conforto e aconchego no quarto. Assim, terá um ambiente propício e que estimula o descanso de qualidade.
Quais são eles elementos naturais, exatamente? A madeira é um deles, dando preferência para a madeira natural e clara. Ela pode aparecer nos móveis ou no revestimento do piso.
Outras opções são a palha e o sisal. Vale a pena escolher um tapete que tenha esses materiais em sua composição ou cestos organizadores para colocar mantas, por exemplo.
Por fim, mas não menos importante, considere colocar plantas ao decorar quarto minimalista. Elas dão leves pinceladas de cor ao espaço, fazendo com que tenha mais vida.
Além disso, contribuem para a purificação do ar, tornando o ambiente ainda mais agradável de se estar. As plantas de folhagem são excelentes escolhas para uso no quarto minimalista!
-
Dê uma atenção especial à iluminação
A iluminação é um dos principais destaques ao decorar quarto minimalista. O ambiente deve ser claro, com foco na iluminação natural, aproveitando-a durante todo o dia.
Por isso, é interessante manter janelas e portas abertas, o que também contribui para a boa circulação do ar. Nas janelas, procure usar cortinas leves e com sutil transparência, para evitar o bloqueio total da luz natural.
Se seu quarto for naturalmente mais escuro, capriche na iluminação artificial, usando luzes que lembram a natural. Fuja da luz branca porque ela é estimulante e não é a mais indicada para o quarto. Nesse ambiente, dê preferência para luzes amareladas, que são mais aconchegantes e passam a sensação de conforto e aconchego.
Você também pode espalhar velas perfumadas pelo quarto! Prefira alternativas com embalagens e designs minimalistas, inclusive com aromas mais delicados.
-
Não use adornos
Se sua ideia é ter uma decoração minimalista no quarto, deixe os adornos de lado. Eles ajudam a sobrecarregar visualmente o ambiente e adicionam informações desnecessárias, deixando de ser minimalista.
Em vez de usar muitos objetos de decoração, procure inserir poucos, porém atemporais e duradouros. Um vaso de cerâmica com design atemporal é um ótimo exemplo, adicionando mais beleza ao ambiente e sem excessos.
Agora que você já sabe como decorar quarto minimalista, aprenda também a isolar barulho de quarto com dicas infalíveis e baratas!