É muito raro, no mundo da numismática, vermos uma moeda comum com um valor elevado.
Afinal, o que geralmente faz com que uma moeda se torne valiosa são fatores como erros de cunhagem, caráter comemorativo, entre outros.
As moedas comuns costumam ou não valer nada além de seu valor de face original, ou valer pouco. Por isso, é mais difícil encontrar moedas procuradas por colecionadores dentro de sua casa.
Mas, a moeda em específico que apresentaremos neste conteúdo, é valiosa mesmo estando em seu estado comum! Acompanhe a leitura para conferir qual é esse item!
Qual é a moeda comum que pode ser valiosa atualmente?
A moeda comum valiosa a qual estamos nos referindo é a de 25 centavos de 2016. É considerada uma moeda recente, já que faz menos de 10 anos de sua fabricação. Por isso, a chance de você ter uma dessas em casa é grande!
Ela ainda pode ser recebida de troco em compras hoje em dia, já que continua circulando. Mas, isso não acontece com tanta frequência, já que ela está se tornando cada vez mais escassa, e por isso, está se tornando mais valiosa para colecionadores.
E, agora vamos ao motivo para que essa moeda comum seja considerada escassa e valiosa: ela teve uma baixíssima tiragem, de apenas 23 milhões.
O número faz parecer ser uma quantidade alta, mas não é! Foi uma das menores tiragens para moedas de 25 centavos dos últimos 26 anos. Ou seja, a moeda está se tornando cada vez mais escassa, e seu valor tende a aumentar cada vez mais com o passar dos anos.
Podemos conferir as tiragens de todas as moedas de 25 centavos da segunda família do real no próprio site do Banco Central, na página “Moedas produzidas”. Todas essas informações estão disponibilizadas.
Outro diferencial dessa moeda é seu design bastante atraente. Certamente, um dos mais bonitos do real. Se você tiver essa moeda em estado Flor de Cunho, se considere sortudo!
Qual é o valor da moeda comum de 25 centavos de 2016?
Pelo fato de ser uma moeda de fabricação recente, ela ainda não é considerada muito rara. Mas definitivamente está ficando cada vez mais escassa com o passar do tempo, já que as chances de receber uma dessas de troco estão diminuindo.
Isso acontece pelo fato dela ter sido fabricada em uma baixa quantidade. Portanto, ela ainda está em processo de valorização.
Isso significa que seu valor aumentará cada vez mais com o passar dos anos, já que os valores de Catálogos de Moedas são atualizados todos os anos.
Ou seja, se você tiver uma dessas em casa, ainda não está na hora de vender. A dica é guardar essa moeda comum por mais alguns anos, para que futuramente você consiga realizar a venda por um valor mais vantajoso.
Além disso, armazene a moeda em um local limpo e fechado, para não prejudicar seu design e não deixar que a moeda apresente sinais de uso com o tempo, já que isso contribui para a diminuição de seu valor de venda.
Tente mantê-la o mais conservada possível, pois os colecionadores priorizam moedas bem cuidadas e estão dispostos a pagar valores mais elevados por elas.
Em 2024, essa moeda está valendo R$30 no estado Flor de Cunho (praticamente nova e totalmente livre de sinais de uso). Esse valor tende a aumentar cada vez mais com o passar do tempo!
Caso esteja com dúvidas de como identificar essa moeda, e como é seu design e cores, assista o vídeo abaixo para esclarecimento:
Se você tem outras moedinhas guardadas em casa, antigas ou recentes, uma boa ideia é explorar o site do Banco Central para entender se alguma delas teve uma baixa tiragem, já que esse fator incentiva bastante seu aumento de valor de mercado!
Ou seja, até mesmo uma moeda comum pode ser valiosa.