Moedas que apresentam algum tipo de defeito de cunhagem são consideradas mais valiosas para colecionadores, já que estes valorizam moedas raras e escassas, e erros de cunhagem não acontecem com muita frequência.
Por isso, uma moeda com defeito pode ajudar bastante a diversificar qualquer coleção, trazendo uma peça diferente e peculiar para contrastar com as demais. Logo, se você tem uma moeda com anomalias, saiba que está em posse de uma peça valiosa!
Neste conteúdo, apresentaremos uma moedinha de 5 centavos, fabricada no ano de 1999, que apresenta um defeito raro, valioso e um tanto quanto cobiçado pelos colecionadores! Acompanhe a leitura.
Moeda de 5 centavos de 1999 com defeito de cunhagem
A moeda de 5 centavos fabricada em 1999 é disparadamente uma das mais cobiçadas e caçadas entre as moedas brasileiras desse valor de face. Ou seja, se você tiver uma dessas em casa, pode se considerar bastante sortudo!
Essa valorização ocorreu devido a sua raridade, já que é bem difícil ter acesso a uma dessas atualmente, mesmo que a moeda de 5 centavos desse ano ainda circule, já que faz parte da segunda família do real.
Além do seu defeito de cunhagem, outro detalhe que contribui ainda mais para sua raridade é sua baixíssima tiragem, de apenas 11 milhões de unidades produzidas.
Uma curiosidade interessante é que essa foi a menor tiragem para moedas de 5 centavos dos últimos 26 anos. Ou seja, de toda a segunda família do real!
Ela possui dois defeitos de cunhagem: o primeiro é a data marcada. Ou seja, é quando a data da moeda aparece repetida em sua cunhagem, sendo apresentada duas vezes. Às vezes no mesmo lugar, e às vezes em locais diferentes.
No caso dessa moeda, a repetição da data aparece em seu anverso, o que é realmente muito raro, já que na maioria das vezes isso ocorre no reverso, que é onde tem a data original.
O seu segundo defeito de cunhagem é o chamado “cunho trincado”, ou cunho quebrado. Esse erro ocorre quando alguma parte da moeda é quebrada durante sua cunhagem por uma falha de produção.
A parte trincada dessa moeda também aparece em seu reverso, próxima a data repetida. Ambos os erros estão perto da sua figura ilustrada. Para observar como esses erros se apresentam na moeda, assista o vídeo abaixo, que mostra cada um deles detalhadamente:
Atualmente, essa moeda pode valer até R$500 dependendo de seu estado de conservação.
Quando é a hora certa de vender minha moeda com defeito?
Uma dúvida bastante comum é: como faço para saber qual é o momento certo de realizar a venda da minha moeda com defeito?
E a resposta é: quando ela atingir o auge de sua raridade e escassez, já que as moedas de difícil acesso são bem mais valorizadas pelos colecionadores, e eles estão dispostos a pagar valores mais elevados por elas.
No caso dessa moeda, apesar de ela já ser um pouco antiga e ser muito difícil de encontrar atualmente, ela ainda vai se tornar cada vez mais escassa com o passar dos anos. Consequentemente, aumentando seu valor também.
Os valores de moedas raras, principalmente com defeito, são atualizados todos os anos nos Catálogos de Moedas. Logo, se você tiver essa moedinha, vale a pena guardar por mais alguns anos para que ela alcance um valor maior, e você se beneficie mais com sua venda.
Seu valor já está bastante vantajoso para uma moedinha de apenas 5 centavos, mas pode aumentar ainda mais com o passar dos anos. Principalmente se ela for Flor de Cunho, ou seja, o estado de conservação máximo que uma moeda pode apresentar.
E aí? Você tem essa moedinha em casas?