O Plano Cruzeiro teve início no Brasil no ano de 1942. Ele ficou em vigência de 1942 a 1967, de 1970 a 1986 e de 1990 a 1993. O Brasil já passou por diversas mudanças de padrão monetário até chegar ao Plano Real, que está em vigência desde 1994 até hoje.
O Cruzeiro foi utilizado no país em diferentes períodos de sua história, por isso, suas moedinhas carregam um valor histórico. Além de serem raras e difíceis de serem encontradas atualmente, o que aumenta seu valor para os colecionadores.
Portanto, se você tiver moedinhas do Cruzeiro em casa, fique atento, pois elas podem ser valiosas atualmente!
Moeda rara do Cruzeiro: 2 cruzeiros de 1946
A moeda que apresentaremos neste conteúdo é a de 2 cruzeiros de 1946, ou seja, uma moeda de 78 anos atrás! Certamente é uma relíquia brasileira. Por ser raríssima, antiga e carregar um valor histórico bem bacana, ela é bastante cobiçada por colecionadores.
Apesar dela ser bem difícil de ser encontrada, muitos guardam moedas antigas sem nem se lembrar disso. Portanto, vale a pena dar uma revirada no seu armário para tentar encontrar esse tesouro brasileiro do cruzeiro!
Confira os detalhes da moeda, para facilitar sua identificação:
- Anverso (parte de frente da moeda, que apresenta sua ilustração): é possível observar a ilustração do mapa do Brasil, com a legenda “BRASIL” em sua esquerda, e duas linhas paralelas na horizontal em sua parte de baixo;
- Reverso: podemos observar o valor facial de “2 cruzeiros”, seu ano de cunhagem (1946), a constelação do Cruzeiro do Sul na parte de cima (ao redor do número 2) e dois ramos de louro, um em cada lado do reverso da moeda.
A tiragem dessa moeda, na época, foi de 33 milhões de unidades produzidas, o que não é uma tiragem alta. Contribuindo ainda mais para sua raridade atualmente.
Mas, a moeda que pode ser considerada valiosa atualmente, não é a moeda comum. E sim a moeda de 2 cruzeiros de 1946 com erro de cunhagem!
Qual é o erro de cunhagem presente nessa moeda do Plano Cruzeiro?
O erro de cunhagem que a moeda apresenta é o chamado “reverso horizontal”, que ocorre quando um lado da moeda está girado em um ângulo de aproximadamente 90 graus em comparação ao lado correto, seja para a esquerda ou para a direita.
É um erro relativamente raro, e bastante valioso para os colecionadores, que gostam de trazer peças diversas e peculiares para sua coleção. Até mesmo as moedas recentes com esse erro podem valer bastante. As antigas, então, valem ainda mais!
Ou seja, se você tiver qualquer moedinha de reverso horizontal, seja do cruzeiro, cruzado ou real, saiba que ela pode ser vendida para colecionadores por um preço bacana!
Mas, se você não entende tanto sobre a numismática, pode ser difícil identificar quando uma moeda tem ou não essa anomalia. Afinal, existe um jeito certo de realizar o giro da moeda para conferir esse detalhe.
Para aprender a conferir essa anomalia, assista o vídeo abaixo:
A moeda de 2 cruzeiros de 1946 com o erro de cunhagem do reverso horizontal, como é informado no vídeo, pode valer até R$350 atualmente, caso esteja em seu melhor estado de conservação (Flor de Cunho).
Essa informação foi retirada de um Catálogo de Moedas atualizado em 2024, que é uma fonte extremamente confiável de valores de moedas brasileiras.
Lembrando que os valores para moedas presentes em catálogos são apenas referências. Ou seja, eles servem para te dar um norte, uma média de quanto vale cada moedinha. Ou seja, os valores presentes neles não são uma “regra”.
Tudo depende de cada negociação. Venda sua moeda por um preço que seja vantajoso tanto para você, quanto para o comprador.
Tenha o várias moedas das olimpíadas