Muitos guardam essa moeda valiosa em casa sem fazer ideia do quão cobiçada ela é.
Se você acumula moedinhas em casa, não se desfaça delas antes de conferir se alguma delas é considerada valiosa e procurada por colecionadores! Afinal, a moedinha que menos esperamos, pode guardar algum segredo valioso.
É isso mesmo! Moedinhas simples de 5 centavos, 10 centavos, 25 centavos e 1 real podem valer bastante se apresentarem algum tipo de peculiaridade, ou se forem consideradas raras, devido a sua tiragem ou antiguidade.
Até mesmo moedas de fabricação mais recente podem ser consideradas tesouros para colecionadores. Acompanhe a leitura para entender qual é a moeda valiosa de 10 centavos que você pode ter em casa!
Moeda valiosa de 10 centavos de 2012
A moeda valiosa e cobiçada pelos colecionadores que apresentaremos neste conteúdo é a de 10 centavos de 2012. Ela faz parte da segunda família do real.
As moedas da segunda família são aquelas que foram fabricadas após o ano de 1998, e todas ainda são válidas e ainda circulam atualmente. Ou seja, você ainda pode receber essa moeda valiosa no troco ao realizar alguma compra.
Agora vamos para a descrição da moeda, para facilitar sua identificação: em seu anverso (parte da frente, que apresenta a ilustração) podemos observar a ilustração de Dom Pedro I sob o fundo de linhas diagonais, e a legenda “Pedro I” em seu canto direito.
No lado direito, podemos observar uma imagem alusiva à Proclamação da Independência (um homem montado em cima de um cavalo, segurando uma espada), e a legenda “BRASIL” em seu canto superior direito, indicando a origem da moeda.
Já em seu anverso, podemos observar também as características comuns de moedas desse valor. Temos o seu valor de face (10 centavos), seu ano de cunhagem (2012), linhas diagonais em seu lado esquerdo, e ilustrações de estrelas em seu lado direito.
Sua tiragem foi de 444 milhões de unidades produzidas, considerada uma tiragem bem alta. Portanto, a moeda, em seu estado comum, não é valiosa, já que existe em grande quantidade até hoje.
Para quem não está familiarizado com o termo, quando falamos “moeda comum”, estamos nos referindo a uma moeda em estado correto, ou seja, sem nenhum tipo de erro de cunhagem ou anomalia.
A moeda valiosa que apresentaremos neste conteúdo é a de 10 centavos de 2012 que apresenta um erro de cunhagem!
Qual é o erro de cunhagem presente nesta moeda valiosa?
O erro em questão, que aparece em algumas unidades da moeda de 10 centavos de 2012, é o de reverso invertido. Ou seja, é quando um lado da moeda está de “cabeça para baixo” em comparação ao lado correto.
As unidades dessa moeda que saíram com esse erro são pouquíssimas, o que torna a moeda rara, e logo, valiosa. Além disso, já faz mais de uma década de sua fabricação. E, quanto mais tempo se passa, mais a moeda se valoriza.
Ou seja, quem guardou essa moeda se deu bem, já que atualmente, ela pode ser vendida para colecionadores de todo o Brasil!
Além disso, apesar dessa moeda ser rara, ela ainda circula por aí atualmente, então há uma chance de você ainda conseguir receber uma dessas no troco!
E agora, finalmente, vamos ao valor dessa moeda rara. De acordo com Catálogos de Moedas atualizados em 2024, a moeda valiosa de reverso invertido de 10 centavos de 2012 pode ser vendida por até R$200, dependendo de seu estado de conservação.
E a tendência é que seu valor aumente cada vez mais com o passar do tempo. Ou seja, vale a pena guardar essa moeda por mais alguns anos! Lembrando que é importante mantê-la conservada.
Afinal, sinais de uso podem contribuir para a diminuição de seu valor de mercado. Para uma moeda atingir seu valor máximo de catálogo, ela deve estar bem conservada.