A moeda de 1 real de 2003 faz parte da segunda família do real, que está em vigência até hoje. O que significa que, todas as moedas que fazem parte dessa família, ainda são circuladas atualmente com frequência.
Ou seja, a chance de você ter essa moedinha valiosa em casa ou receber ela de troco é bem grande! É por isso que é importante prestar atenção em cada detalhe da sua moeda, e no seu ano de cunhagem, para não deixar passar um item raro e valioso.
Entenda agora o que faz dessa moeda tão especial e cobiçada por colecionadores!
Moeda de 1 real de 2003: Qual é sua característica valorizada?
Antes de entender qual é o diferencial da moeda de 1 real de 2003, saiba como identificá-la:
- Anverso: apresenta a efígie da República à direita do núcleo prateado. No anel dourado, podemos observar a referência às raízes étnicas brasileiras, representada pelo grafismo encontrado em cerâmicas indígenas de origem marajoara, e a legenda “Brasil”.
- Reverso: podemos observar seu valor facial (1 real) e ano de cunhagem (2003) sob o fundo de linhas na diagonal da parte esquerda da moeda. Na parte direita, temos as ilustrações de 5 estrelas, simbolizando a constelação do Cruzeiro do Sul.
É uma moeda raríssima e cobiçada. Sua tiragem foi de 100 milhões de unidades produzidas. Mas a versão dessa moeda procurada pelos colecionadores é a que apresenta erros de cunhagem!
Qual é o erro de cunhagem da moeda de 1 real de 2003?
O erro de cunhagem que a moeda de 1 real de 2003 pode apresentar é o reverso invertido.
A anomalia do reverso invertido 180° em moedas é um tipo de erro de cunhagem que ocorre quando a face traseira (reverso) de uma moeda é cunhada de cabeça para baixo em relação à face frontal (anverso).
Esse erro resulta em uma orientação completamente invertida do design no reverso da moeda em relação ao anverso.
Esse tipo de erro é relativamente raro, mas pode aumentar o valor colecionável da moeda para os numismatas, dependendo da raridade e da demanda do mercado.
Mas pode ser difícil identificar esse defeito se você não entender tanto de numismática, já que existe uma maneira correta de realizar o giro da moeda para conferir a presença da anomalia.
Para aprender a realizar essa identificação, assista o vídeo abaixo, que conta com o passo a passo completo, e informações sobre a moeda de 1 real de 2003:
Essa moeda pode valer até R$220 atualmente, dependendo de seu estado de conservação, de acordo com um catálogo de moedas atualizado em 2024.
Lembrando que, com o passar dos anos, os valores de moedas raras tendem a apenas aumentar. Já que, quanto mais o tempo passa, mais uma moeda se torna escassa, uma característica bastante valorizada pelos colecionadores.
Ou seja, vale a pena guardar uma dessas, para aproveitar ainda mais sua valorização a longo prazo.
Como vender minha moeda rara na internet?
Se você deseja vender sua moedinha de 1 real de 2003 ou qualquer outra moeda considerada rara e valiosa, a forma mais rápida e prática de realizar essa venda é através da internet.
Existem diversos marketplaces seguros que permitem que você anuncie sua moeda. Como a Enjoei, Mercado Livre, Amazon, e por aí vai! Nesses sites, você consegue alcançar qualquer público, de qualquer lugar do Brasil.
São plataformas que garantem a segurança tanto do comprador quanto do vendedor, para garantir que tudo corra bem durante todo o processo.
Grupos de numismática presentes nas redes sociais também podem ser úteis, apesar de exigirem um cuidado muito maior, já que você estaria negociando com desconhecidos sem a intermediação de nenhuma plataforma,
Lembre-se que, para vender sua moeda mais rápido, é possível estar disposto a negociar, já que os preços de catálogos servem apenas como referências.