O padrão monetário dos “Réis” chegou ao fim no ano de 1942. Ou seja, há 82 anos atrás! Por isso, atualmente, as moedas desse período são consideradas escassas e valiosas para colecionadores.
É bem difícil achar pessoas que ainda estejam em posse dessas moedinhas antigas, o que aumenta ainda mais a demanda por parte dos colecionadores. Se você guarda uma dessas, se considere bastante sortudo!
Conheça a moeda de 400 réis que pode valer bastante atualmente, e é pouco conhecida até mesmo pelos colecionadores brasileiros.
Moeda de 400 réis de 1914
A moeda de 400 réis de 1914 é certamente uma antiguidade brasileira, já que foi lançada há mais de um século atrás. Portanto, atualmente, são pouquíssimas as unidades que ainda restaram.
Essa é a moeda mais rara de 400 réis do século 20. E o mais interessante é que ainda existem algumas unidades dela perdidas por aí, mas muitas vezes, o seu dono não faz a mínima ideia de que está guardando um item tão valioso.
O motivo para ela ser considerada tão rara é porque ela chegou sim a entrar em circulação, mas pouquíssimo tempo depois, houve um decreto/lei que a obrigou a sair de circulação. Logo, grande parte das unidades foram recolhidas.
Mas é claro que, após uma moeda ser colocada em circulação, não são todas as unidades que serão recolhidas. Por isso, diversas moedinhas ainda continuaram nas mãos dos brasileiros na época.
Principalmente naquela época, no ano de 1914, as notícias não circulavam com tanta facilidade quanto os dias atuais. Dessa forma, muitos brasileiros sequer ficaram sabendo que as unidades dessa moeda teriam que ser recolhidas, fazendo com que ainda sobrassem algumas.
Outro diferencial dessa moedinha é o seu design bastante atraente, com diversos símbolos culturais importantes para a história brasileira. Logo, a moeda também possui valor histórico relevante.
Sua tiragem, na época, foi de 645 mil unidades produzidas. Grande parte das unidades foram recolhidas, mas muitas ainda permaneceram nas mãos do povo.
Quanto vale a moeda de 400 réis de 1914?
Por falta de informação, muitos que ainda guardam essa moedinha tendem a achar que ela não vale nada atualmente. O que não poderia estar mais errado! A moeda de 400 réis de mais de um século atrás pode valer um bom dinheiro nos tempos atuais.
Dependendo de seu estado de conservação, ela pode valer até R$4.000! Impressionante, não é mesmo? Vale a pena dar uma revirada nas suas coisas para ver se encontra uma moedinha dessa!
Para conferir maiores detalhes sobre o item, assista o vídeo informativo abaixo:
Lembrando que, se você tiver qualquer moeda da época dos réis, não apenas essa específica, há grandes chances de você estar em posse de uma moeda valorizada e procurada por colecionadores.
Portanto, dê uma pesquisada sobre sua moeda, levando em consideração seu valor de face e ano de cunhagem, para ter referência de seu valor. Moedas antigas, no geral, tendem a valer bem.
Por que moedas antigas são valorizadas?
As moedas antigas podem alcançar valores significativos devido a uma série de fatores. Em primeiro lugar, a escassez é um elemento importantíssimo.
Algumas moedas antigas foram produzidas em quantidades limitadas e ao longo dos séculos, muitas foram perdidas, danificadas ou destruídas, reduzindo sua disponibilidade no mercado.
A demanda por essas moedas também desempenha um papel importante. Colecionadores, historiadores e investidores valorizam moedas antigas por seu significado histórico, artístico e cultural.
A idade da moeda é outro fator de destaque. Quanto mais antiga a moeda, maior é a probabilidade de ser considerada rara e valiosa.
Além disso, o estado de conservação influencia significativamente o valor. Moedas bem preservadas e sem desgaste têm maior valor do que aquelas em condições precárias.
Eventos históricos ou descobertas arqueológicas também podem aumentar o interesse e o valor das moedas associadas a esses eventos.
Tenho várias moeda antiga