A pitaya é uma fruta que chama a atenção por sua cor intensa exótica, principalmente a versão colorida. Mas a beleza não é a única característica desse alimento: ele também proporciona vários benefícios à saúde.
Aqui, você conhece alguns dos principais benefícios da pitaya e confere uma receita deliciosa para inserir essa fruta em sua alimentação. Vamos juntos nessa?
5 benefícios da pitaya para sua saúde
-
A pitaya é rica em nutrientes essenciais ao organismo
Você sabia que a pitaya tem vários nutrientes importantes para a saúde do organismo? Ela é rica em vitaminas B1, B2, B3 e C, bem como em minerais como cálcio, ferro e fósforo. Também é uma fonte de proteína, fibra e ácidos graxos essenciais.
-
A fruta melhora o processo digestivo
A pitaya é rica em fibras, o que contribui para a melhora do processo digestivo. Além disso, possui oligossacarídeos, que ajudam no fortalecimento da flora intestinal, prevenindo problemas como a prisão de ventre e a síndrome do intestino irritável.
-
Contribuição para a manutenção do peso
Outro benefício da fruta é que ela é uma aliada na manutenção do peso. Não é para menos, afinal, possui pouca caloria, pois sua composição é rica em água.
Além disso, possui fibras, o que dá sensação de saciedade, evitando os ataques à geladeira. Outro diferencial é que possui vitamina B1, que aumenta a saciedade.
Por isso, a pitaya é a melhor escolha para quando você quer matar a vontade de comer um docinho sem ingerir algo com muitas calorias, mantendo seu peso atual.
-
Influência no controle da glicemia
A fruta também pode influenciar no controle da glicemia, por isso é uma aliada de quem tem diabetes. Ela contém compostos que auxiliam na secreção do hormônio glucagon-like peptide 1 (GLP-1), que pode reduzir níveis de açúcar no sangue.
Esse não é o único resultado: o GLP-1 pode diminuir de maneira expressiva a vontade de comer doces ao longo do dia, o que também contribui para que se tenha uma dieta mais saudável.
-
Suporte no controle do colesterol ruim
A pitaya pode ajudar no controle do colesterol ruim, pois possui gordura boa em sua composição. É o caso do ômega-3 e do ômega-6, que auxiliam na redução do LDL e aumento do colesterol bom (HDL).
Receita de shake de pitaya
Quer inserir essa fruta na sua alimentação diária, mas não sabe como? Uma alternativa é preparar um delicioso shake de pitaya, que é ideal para refrescar em dias de calor ou como lanche entre as refeições principais. Veja como fazê-lo em casa:
Ingredientes
- 1 pitaya
- 1 banana nanica congelada
- 200 ml de leite de coco (você pode substituir por leite de aveia ou amêndoa)
- Gelo a gosto
- Mel ou stévia (opcional, somente se achar que o shake precisa ser adoçado. Lembre-se de que a banana nanica já é mais doce).
Modo de preparo
Abra a pitaya cortando-a ao meio e tire toda a polpa da fruta. Coloque-a no copo do liquidificador junto a todos os outros ingredientes, menos o mel / stévia.
Bata até que a bebida atinja uma consistência cremosa e homogênea. Prove um pouco e veja se precisa adoçar o shake. Se for o caso, basta adicionar um pouco de mel ou stévia, sempre com cuidado, principalmente no caso do mel, pois ele possui calorias.
Sirva imediatamente! A bebida deve ser consumida gelada, de preferência logo após de feita, pois terá uma textura cremosa. Se quiser, você pode decorar o copo com pedaços de pitaya, caprichando na apresentação.
Confira também 3 receitas de smoothie que vão eliminar sua fome e ajudar a perder peso com saúde!