O Cruzado como padrão monetário no Brasil ficou em vigência de 1986 a 1990. Foi um período bem curto, fazendo com que as moedas desta época sejam consideradas raras para colecionadores brasileiros nos dias atuais.
E, de todas as moedas fabricadas nessa época, existe uma que é considerada a mais rara do Cruzado. Acompanhe a leitura para entender qual é essa moeda, sua tiragem, valor de face e quanto ela vale atualmente.
Moeda de 5 centavos de 1988 do Cruzado
A moeda com a menor tiragem da época do Cruzado, ou seja, a mais rara, é a de 5 centavos de 1988. É uma moeda de baixo valor facial, mas que pode alcançar um valor bem alto em vendas para colecionadores atualmente!
O que faz com que uma moeda seja considerada a mais rara de um determinado padrão monetário é sua tiragem. A tiragem de uma moeda é nada mais e nada menos do que a quantidade de moedas de um valor de face fabricadas em um determinado ano.
Se uma moeda foi fabricada em uma baixa quantidade, significa que poucas unidades estão disponíveis, e poucas pessoas contam com uma delas.
Quando uma moeda é mais antiga, então, a quantidade de unidades que restam costuma ser ainda menor.
Afinal, atualmente a moeda utilizada no Brasil é o real. Logo, é comum que moedas de outros padrões monetários, como cruzado e cruzeiro, sejam jogadas fora pelos seus donos.
Ou seja, se uma moeda apresenta uma baixa tiragem, e ainda é antiga, ela se torna cada vez mais rara com o passar do tempo! E consequentemente, cada vez mais valiosa.
Qual é a tiragem da moeda de 5 centavos de 1988?
No ano de 1988, a média de tiragens para moedas de diferentes valores foi alta. Siga as tiragens deste ano para moedas de diferentes valores de face:
- Moeda de 10 centavos de 1988: tiragem de 21 milhões;
- Moeda de 20 centavos de 1988: tiragem de 16 milhões;
- Moeda de 50 centavos de 1988: tiragem de 131 milhões;
- Moeda de 1 cruzado de 1988: tiragem de 321 milhões;
- Moeda de 5 cruzados de 1988: tiragem de 291 milhões;
- Moeda de 10 cruzados de 1988: tiragem de 608 milhões;
Podemos ver que não há nenhuma moeda com tiragem menor que 15 milhões.
A única moedinha deste ano que foge dessa regra é a de 5 centavos, que apresentou uma tiragem de apenas 1 milhão de unidades produzidas! Ou seja, em comparação a moedas de diferentes valores deste mesmo ano, sua quantidade foi muito menor.
Trata-se de uma moeda rara e antiga. Logo, é bastante valiosa para colecionadores de todo o Brasil.
Qual é seu valor atualmente?
Atualmente, a moeda de 5 centavos de 1988 do Cruzado pode valer até R$120. E a tendência é que esse valor aumente cada vez mais com o passar dos anos, já que ela vai se tornar cada vez mais rara e cobiçada.
O valor de uma moeda depende bastante da sua oferta e demanda. Por isso, se você tiver uma dessas, vale a pena aguardar para que ela se torne mais desejada pelos colecionadores. Pois seu valor também aumentará.
Deixando claro também, que, o estado de conservação de uma moeda também contribui significativamente para o seu valor. Afinal, moedas mais bem conservadas e livres de sinais de uso são mais desejadas por colecionadores.
Se sua moeda estiver desgastada devido aos efeitos do tempo, ela valerá menos, apesar de também poder ser vendida por um preço bacana.
Preste bastante atenção nos detalhes de sua moedinha para entender como está o seu estado de conservação, antes de realizar a venda, pois isso interfere na definição do seu valor.
Para mais informações a respeito dessa moedinha antiga de 5 centavos do Cruzado e todos os seus valores de catálogo atualizados em 2024, assista o vídeo abaixo: