Você tem alguma moedinha da época do Cruzeiro em casa? Vale a pena dar uma conferida na sua raridade e demanda atual, para ver se está em posse de uma moeda valiosa. Esse é o caso dessa moedinha de 10 cruzeiros.
Quem guardou essa moeda se deu bem, pois é possível conseguir um dinheiro bacana ao vendê-la para colecionadores. Acompanhe a leitura para entender qual é o ano de fabricação dessa moeda, e até quanto ela pode valer.
Moeda de 10 Cruzeiros de 1992 do Seringueiro
A moeda que apresentaremos neste conteúdo é a de 10 cruzeiros fabricada no ano de 1992, que faz parte da série de moedas do Seringueiro.
Ela possui um diferencial muito interessante, que contribui para sua raridade atualmente. A maioria dos colecionadores não contam com essa moeda, pois ela é bem difícil de ser encontrada.
Na época, a tiragem da moeda de 10 cruzeiros de 1992 foi de 25 milhões de unidades produzidas. Mas, essas moedas não chegaram a realmente entrar em circulação.
Pois essas moedas, apesar de terem sido fabricadas em 1992, elas foram lançadas oficialmente apenas em 1993, que foi o ano em que o Plano Cruzeiro saiu de vigência, dando espaço para o início do Plano Real!
Ou seja, o lançamento dessas moedas não fez mais sentido, já que elas seriam válidas por pouquíssimo tempo, até não valerem mais em comércios, já que o padrão monetário do cruzeiro foi substituído pelo real, que utilizamos hoje em dia.
Logo, diversas unidades desta moeda foram recolhidas, e as que não foram recolhidas, foram perdidas. Quem contava com uma unidade dessa moeda acabou descartando, já que ela já não era mais válida para compras.
Há rumores de que nem 5 milhões dessas moedas foram realmente lançadas, e as que foram lançadas, foram devolvidas em pouquíssimo tempo. Logo, a informação de que sua tiragem foi de 25 milhões, presente no site do Banco Central, não está correta.
De fato, 25 milhões de unidades foram produzidas, mas não foram colocadas em circulação.
Ou seja, trata-se de uma moeda realmente rara, já que pouquíssimas unidades ainda restam atualmente, e pouquíssimos colecionadores possuem uma delas. Se você tiver essa moedinha, se considere bastante sortudo, já que ela é bastante escassa!
Qual é o valor atual dessa moedinha de 10 cruzeiros?
A raridade e o valor histórico interessante dessa moeda de 10 cruzeiros de 1992 chamam bastante a atenção de colecionadores. Ela pode valer, atualmente, até R$80, dependendo de seu estado de conservação.
Para uma moeda tão escassa e com uma história tão curiosa, o seu valor ainda está baixo. Por isso, se você tem a sorte de guardar uma dessas em casa, não venda sua moeda por agora!
Afinal, seu valor ainda irá aumentar bastante com o passar dos anos. Vale a pena aguardar, para conseguir realizar a venda da moeda por um valor mais vantajoso. Sua demanda tende a crescer cada vez mais.
Lembre-se de guardar sua moeda em um local limpo e livre de ações de agentes externos, pois o estado de conservação da moeda interfere bastante na definição do seu preço de venda.
Evite que sua moeda passe a apresentar sinais de desgaste. Moedas mais bem conservadas e com informações nítidas tendem a valer muito mais.
Entenda quais são os estados de conservação que uma moeda pode apresentar, de acordo com os termos numismáticos:
- MBC (Muito bem conservada): deve apresentar pelo menos 70% dos detalhes da cunhagem original. Admite uma média imperfeição (menos de 20%) de sua aparência original, com médio desgaste, ou médio sinal de manuseio.
- Soberba: deve apresentar pelo menos 90% dos detalhes da cunhagem original. Admite pequena imperfeição (menos de 10%) de sua aparência original, com pequeno desgaste ou sinal de manuseio.
- FC (Flor de Cunho): não pode apresentar o menor desgaste ou sinal de manuseio. Deve ter no campo o brilho original da cunhagem, com todos os detalhes originais.
Para mais informações sobre essa moedinha de 10 cruzeiros, assista o vídeo abaixo: