Você já ouviu falar alguma vez da moeda que é considerada a maior moeda do Brasil? Entenda por que ela possui essa denominação, e todos os seus detalhes.
Sabemos que as moedas brasileiras costumam ter tamanhos e pesos diferentes. A moeda de 1 real, por exemplo, é bem maior do que a moeda de 10 centavos, ou até mesmo a de 50 centavos.
E essa diferença de tamanhos não ocorre apenas no Plano Real. O Brasil já passou por outros padrões monetários, como os réis, cruzeiros e cruzados. As moedas de cada plano tinham tamanhos diferentes dos que estamos acostumados hoje.
Existem até mesmo moedas brasileiras da época dos réis que são tão pequenas que, para enxergar todos seus detalhes, é preciso utilizar uma lupa ou o zoom de uma câmera fotográfica.
O que é um tanto quanto curioso, pois apesar de existirem moedas pequenas da época dos réis, durante esse período, também foi fabricada a maior moeda do Brasil! Acompanhe a leitura para entender mais.
Qual é a maior moeda do Brasil?
A maior moeda do Brasil é a moeda de 4.000 réis que comemora os 400 anos da descoberta do Brasil. Ela possui impressionantes 50.6mm, uma borda bem grossa em comparação às demais moedas brasileiras dos réis, e um design belíssimo.
Moedas comemorativas, por si só, já possuem a tendência de se tornarem cada vez mais valiosas com o tempo. Se tiverem alguma peculiaridade, então, como um tamanho fora do normal, podem valer ainda mais!
Essa moeda de 4.000 réis é do ano de 1900, já que a descoberta do Brasil ocorreu no ano de 1500, ou seja, 400 anos antes. O design dessa moeda é realmente chamativo e elegante, e conta com valor histórico de sobra.
Em seu reverso, podemos observar a legenda de seu valor de face (4.000 réis) na parte de cima. Já no meio da moeda, no lado esquerdo, há uma ilustração que homenageia Portugal, e em seu lado direito, uma ilustração homenageando o Brasil.
Na orla da moeda, há a legenda “República dos Estados Unidos do Brasil”, junto com 4 estrelas.
Já em seu anverso, há uma ilustração de Pedro Álvares Cabral, e seu nome escrito abaixo da imagem. Abaixo dessa legenda, podemos observar o ano de “1900” escrito, que é o ano de fabricação dessa moeda.
Na orla do anverso da moeda, está a legenda “Centenário do descobrimento do Brasil”.
Qual é o valor da maior moeda do Brasil?
A maior moeda do Brasil, de 4.000 réis de 1900, de acordo com o Catálogo Vieira de moedas, teve uma baixíssima tiragem, de apenas 6 mil unidades fabricadas! Mais especificamente, 6.850.
Ou seja, além de ser considerada a maior moeda do Brasil, ela ainda é raríssima, aumentando ainda mais seu valor para colecionadores! Ela conta com duas peculiaridades extremamente valiosas.
O seu valor atual depende de uma característica específica: a quantidade de raios em sua ilustração.
A moeda de 4.000 réis de 1900 com 16 raios ilustrados pode valer até R$12.000! Já a mesma moeda, mas com 20 raios ilustrados, pode valer até R$18.000! Impressionante, não é mesmo?
Certamente, a maior moeda do Brasil vale uma fortuna atualmente. Mas ela é realmente bem difícil de ser encontrada, e a maioria dos colecionadores brasileiros nunca sequer viram uma dessas ao vivo.
Por isso, se você tiver uma dessas, se considere sortudo! E a dica é procurar leilões especializados de moedas para vender sua moeda.
Afinal, o valor dela de catálogo já é bem alto. Mas em leilões, ele costuma aumentar muito mais! Leilões especializados reúnem colecionadores sérios, que estão realmente dispostos a pagar valores bastante elevados para moedas raras desse tipo.
Logo, você conseguirá um retorno ainda maior. Também vale a pena guardar a moeda por mais alguns anos se você deseja conseguir mais dinheiro com ela. Pois anualmente, os valores de moedas são atualizados nos catálogos, e geralmente aumentam.
Conta aí se você tem ou já ouviu falar da maior moeda do Brasil!