Entenda o que pode tornar uma simples moeda de 5 centavos valiosa para colecionadores de moedas!
Apesar de parecer muito tempo, o ano de 1997 não é uma data tão longe assim. Pelo menos, no mundo da numismática, não é!
Afinal, moedas desse ano e até mesmo mais antigas ainda circulam bastante por aí, fazendo com que seja muito provável você ter uma dessas em casa!
Todas as moedas fabricadas desde a primeira família do real (ou seja, desde 1994) ainda são válidas para circular hoje em dia. E você pode acabar recebendo qualquer uma delas de troco ao comprar alguma coisa.
Ou seja, essa moeda de 5 centavos valiosa pode acabar caindo na sua mão!
O que é o erro da “batida dupla”?
O erro da batida dupla, também chamado de “cunho duplo”, acontece durante o processo de fabricação de moedas, quando alguma imagem ou legenda é repetida devido a uma falha.
Logo, a mesma informação ou ilustração aparece na moeda duas vezes. É um erro incomum, e que pode aumentar bastante o valor de uma moeda.
Ele pode ocorrer em moedas de qualquer valor ou ano, e é preciso estar atento para perceber esse erro, já que ele pode passar batido com facilidade.
Afinal, muitas vezes, a informação repetida na moeda aparece em um tamanho pequeno, e não fica tão nítida. Como é o caso do erro da “data vazada” ou “data marcada”, que também é um erro que se encaixa como batida dupla.
Esse erro ocorre quando a informação repetida na moeda é a sua data, ou seja, seu ano de fabricação. Mas muitas vezes, ele aparece em um tamanho bem pequeno, ou desfocado, fazendo com que seja difícil perceber.
Por isso, preste atenção nos detalhes de suas moedas, para não acabar passando adiante uma moeda valiosa.
Conheça a moeda de 5 centavos de 1997 valiosa
A moeda de 5 centavos de 1997 faz parte da primeira família do real, e ainda está em circulação nos dias atuais. E achar uma dessas é mais comum do que você imagina!
Confira seus detalhes:
- Anverso (parte da frente da moeda): podemos observar a ilustração da efígie da República, a legenda “Brasil” e ramos de louro estilizados, junto com algumas linhas diagonais na parte esquerda da moeda.
- Reverso (parte de trás da moeda): podemos observar o valor de face da moeda (5 centavos), e seu ano de cunhagem (1997). O reverso também apresenta ramos de louro e linhas diagonais, em seus dois lados (esquerdo e direito).
- Informações adicionais da moeda: diâmetro de 25mm, peso de 3,87g, espessura de 1,20mm e bordo liso.
Sua tiragem, na época, foi de 235 milhões de unidades produzidas. Ou seja, é uma moeda comum e fácil de ser encontrada por aí.
Mas, as unidades dessa moeda com erro de cunhagem de batida dupla são mais raras! Já que a anomalia está presente em apenas algumas moedinhas deste ano. E ainda é possível achar uma delas no troco de suas compras!
A informação duplicada nessa moeda de 5 centavos é a legenda “Brasil”, indicando a origem da moeda. A duplicidade dessa palavra ocorre no mesmo local onde a palavra está escrita, dando uma sensação de “profundidade”.
Porém, não é um erro tão nítido! Por isso, é bem fácil de passar despercebido. É preciso prestar bem atenção para perceber a presença dessa anomalia.
A moeda de 5 centavos de 1997 com batida dupla na palavra “Brasil” pode valer até R$30. É claro que a tendência é que esse valor aumente cada vez mais com o passar do tempo.
Portanto, vale a pena guardar sua moedinha para conseguir vender por um valor mais vantajoso no futuro, já que os valores de catálogos de moedas atualizam todo ano.
Para conferir mais detalhes sobre essa moeda de 5 centavos, assista o vídeo abaixo: