A moeda de 10 centavos de 1999 é considerada rara, e pode ser bastante valiosa. Falando o seu ano de cunhagem, parece ser uma moeda bastante antiga, não é mesmo? Mas, não é assim que funciona no mundo da numismática!
Moedas consideradas realmente antigas são aquelas cunhadas antes mesmo do início do Plano Real no Brasil, como os cruzeiros ou cruzados. Isso ocorre porque, todas as moedas que fazem parte do Real, ainda são válidas e ainda circulam hoje em dia!
O Real no Brasil começou no ano de 1994. Desde então, houve uma separação das moedas da primeira e segunda família do real. Mas, independente da família que a moeda faz parte, todas as moedas de real podem ser usadas em compras até hoje.
Portanto, mesmo que 1999 tenha sido há 25 anos atrás, moedas fabricadas neste ano ainda são utilizadas com uma enorme frequência, e você pode receber uma delas de troco. Ou até mesmo ter uma em casa sem nem imaginar!
Entenda qual é o diferencial dessa moeda de 10 centavos de 1999, e se a sua pode ser considerada valiosa.
Moeda de 10 centavos de 1999: o que ela tem de especial?
Essa moeda, apesar de ainda circular por aí, é bem difícil de ser encontrada. Então, se você tiver uma dessas, pode se considerar bastante sortudo!
O motivo para ela ser tão rara, é na verdade algo simples: ela teve uma baixa tiragem. Quem entende de moedas, sabe que esse é um dos fatores mais importantes na definição do valor de uma moeda.
A tiragem de uma moeda nada mais é do que a quantidade de unidades produzidas daquela moeda em determinado ano. Se a quantidade for baixa, significa que há poucas unidades dela disponíveis por aí, fazendo com que ela seja rara.
Sua tiragem foi de apenas 9 milhões de unidades produzidas. Ou seja, na época, ela já era considerada rara. Hoje em dia, é mais ainda, já que faz quase 3 décadas de sua produção.
A moeda de 10 centavos de 1999 é uma das poucas moedas comuns que são valiosas. O termo “moeda comum”, na numismática, refere-se a uma moeda normal, sem erros de cunhagem.
Afinal, os erros de cunhagem são, de longe, o fator que mais valoriza uma moeda para colecionadores. Logo, é bem raro ver uma moeda comum com um valor de venda alto. Mas isso acontece quando ela apresenta uma baixa tiragem.
Qual é o valor da moeda de 10 centavos de 1999?
Hoje em dia, não são muitas as unidades da moeda de 10 centavos de 1999 que ainda restaram. Muitas delas foram descartadas, por ter um valor de compra muito baixo, e outras oxidaram.
Moedas oxidadas ou com qualquer defeito de uso não são interessantes para colecionadores. Pois eles possuem interesse na compra apenas de moedas em bom estado de conservação.
É muito difícil achar essa moeda, mesmo que em estado comum, bem conservada. Se você tiver uma em boas condições, saiba que pode vender sua moedinha!
E agora vamos aos seus valores: a moeda de 10 centavos de 1999 em seu estado comum pode valer de R$70 a R$250, e o valor alcançado vai depender de seu estado de conservação, como explicado acima.
Além disso, é possível achar essa moeda com alguns erros de cunhagem também, o que pode aumentar ainda mais seu valor! Mas, já é bem raro achar a moeda comum. Achar as moedas com erros é ainda mais difícil!
Se você tiver uma dessas em casa em boas condições, você pode vender sua moeda para um colecionador, ou também pode guardar ela por mais alguns anos, caso prefira.
Afinal, o valor de moedas raras tende a só aumentar conforme os anos passam. Logo, daqui um tempo, ela pode passar a valer ainda mais, e você pode ganhar mais dinheiro ainda com a venda!
Para conferir mais informações sobre essa moedinha, assista o vídeo abaixo: