Entenda qual é o erro de cunhagem na moeda de 1 real de 2009 que pode fazer com que ela seja valiosa!
Todos os dias, ao fazer compras, recebemos e passamos adiante moedinhas de vários anos, sem perceber muito em seus detalhes.
Todas as moedas que fazem parte do Plano Real ainda são válidas hoje em dia. Ou seja, utilizamos moedas que foram fabricadas desde o ano de 1994 até as moedas mais atuais.
Ou seja, se você é de guardar moedinhas na carteira ou no cofrinho, a chance de você estar guardando uma moeda um pouco mais “antiga” e valiosa é bem grande!
A moeda de 1 real de 2009, fabricada há 15 anos atrás, ainda circula com muita frequência atualmente, e você pode receber uma dessas no troco. Caso receba, fique atento aos seus detalhes, pois se ela apresentar algum erro de cunhagem, ela pode ser valiosa!
Moeda de 1 real de 2009: que erro ela apresenta?
A moeda de 1 real de 2009 ainda é válida e continua circulando por aí nos dias atuais, e você pode acabar encontrando uma unidade valiosa. Na época, sua tiragem foi de 510 milhões de unidades produzidas, uma tiragem bem alta.
Ou seja, a moeda em seu estado comum não é rara, e é muito comum ver ela por aí. Mas, as unidades com erros são bem mais difíceis de serem encontradas, já que erros de cunhagem não acontecem com frequência.
Vamos aos detalhes dessa moeda, para facilitar sua identificação:
- Anverso (parte da frente da moeda): podemos observar a ilustração da efígie da República, e ramos de louro estilizados em sua orla, com a legenda “BRASIL”, indicando a origem da moeda.
- Reverso (parte de trás da moeda): apresenta a legenda de seu valor de face (1 real) e seu ano de cunhagem (2009). No lado esquerdo, é possível observar linhas diagonais, e no lado direito, há a ilustração de 4 estrelas.
Ela faz parte da segunda família do real, logo, tem o design padrão das moedinhas que costumamos ver diariamente.
O erro que essa moeda pode apresentar em algumas unidades é o do reverso horizontal, que ocorre quando um lado da moeda, por uma falha na produção, faz um “giro” de aproximadamente 90 graus em comparação ao lado correto.
É um erro bastante conhecido pelos apaixonados por numismática, mas que, para quem não entende muito de moedas, pode ser bem difícil de reconhecer.
Afinal, existe um jeito certo de realizar o giro da moeda para conferir seu outro lado, e não é muito intuitivo.
Por isso, esse erro costuma passar despercebido pela maioria das pessoas, que acabam passando adiante moedas valiosas, por não fazer a mínima ideia de que aquela moedinha possui uma peculiaridade valorizada.
Para entender a forma correta de realizar o giro para perceber quando uma moeda apresenta esse erro, não apenas a moeda de 1 real de 2009, mas qualquer moedinha, assista o vídeo abaixo:
Quanto a moeda de 1 real de 2009 com reverso horizontal pode valer?
Agora vamos aos valores da moedinha de 1 real de 2009 com o erro do reverso horizontal: ela pode valer até R$60, independentemente de o erro estar no lado direito ou esquerdo.
Esse valor foi retirado de um Catálogo de Moedas atualizado em 2024, e serve como uma referência para a venda dessa moeda. É claro que a moeda só atinge seu valor máximo se estiver em seu melhor estado de conservação.
Se você tiver a moedinha de 1 real de 2009, você pode vender para colecionadores, mas também pode valer a pena guardar ela por mais alguns anos, para que seu valor aumente ainda mais.
Afinal, quanto mais rara e antiga ela se tornar, mais será cobiçada por colecionadores, que estarão dispostos a pagar um valor mais elevado. Lembre-se de armazenar a moeda de uma forma que seu estado de conservação seja mantido.