Quando se pensa em plantas na decoração, as suculentas são as mais lembradas. Não é para menos, afinal, são espécies que fogem do óbvio, dão muito charme para a decoração e contam com o diferencial de durarem muito tempo.
Além disso, as suculentas são plantas de cuidados simples. Portanto, você não precisa ter habilidades específicas de jardinagem para manter essas plantinhas vivas. Porém, é preciso adotar cuidados essenciais para preservá-las. A seguir, você descobre quais são os 4 cuidados principais. Acompanhe!
-
Tenha muita atenção com a rega das suculentas
Você sabia que as suculentas têm capacidade de guardar água em seus tecidos? É por isso que esse tipo de planta tem folhas mais carnudas. Essa característica faz com que a plantinha aguente períodos de seca, dispensando a rega diária.
Inclusive, recomenda-se que coloque água no vaso a cada 15 dias ou quando identificar que a terra está totalmente seca. Se notar que o solo está úmido, não faça a rega, pois há o risco de torná-lo encharcado, o que pode apodrecer as raízes da planta.
Quando finalmente for fazer a rega, o ideal é que evite molhar as folhas, pois a umidade nelas pode causar fungos. Recomenda-se que coloque a água diretamente na terra, usando um regador que tenha bico fino.
-
Cuidado com a iluminação que a planta recebe
A suculenta é uma espécie que gosta de receber luz solar direta. Logo, deve ficar em um local iluminado, preferencialmente perto da janela. Quando essa plantinha não recebe a quantidade de luz adequada, passa pelo processo de estiolamento.
O estiolamento nada mais é que o crescimento irregular da planta. Ela cresce torta, perdendo sua forma original, numa tentativa de ir em direção onde há mais luz. Quando isso ocorre, é difícil recuperar o formato original da suculenta.
Portanto, mantenha suas suculentas em um local iluminado. Senão, além de correr o risco de estiolamento, também há a possibilidade de as plantinhas terem dificuldade para se desenvolver.
-
Faça a adubação regularmente
Há quem pense que a suculenta não precisa de adubos para crescer, mas isso não é verdade. O que ocorre é que a frequência de adubação não é tão alta como acontece com algumas plantas.
Essa espécie se caracteriza por precisar de cálcio para crescer. Por isso, recomenda-se que dê preferência para o uso de adubos que tenham esse mineral em sua composição.
Se preferir, você pode usar um adubo orgânico feito em casa. Um ótimo exemplo é o adubo de casca de ovo. Para prepará-lo é simples: não jogue fora a casca dos ovos que utilizar. Lave todas e as seque no forno.
Então, é só triturá-las no liquidificador, deixando-as em pó. Depois disso, espalhe o pó de casca de ovo ao redor da planta e regue, para fazer o adubo orgânico chegar até as raízes. Recomenda-se que esse processo seja feito a cada 4 meses, no mínimo.
-
Faça a troca de vaso
A troca de vaso é importante para que a suculenta tenha espaço suficiente para crescer mais. Você deve realizar esse processo a cada dois anos ou quando notar que a planta estagnou seu crescimento.
Recomenda-se o uso de um vaso maior, bem como de terra nova. O ideal é que use uma terra fortificada com adubo e faça uma camada de drenagem, para evitar o acúmulo da água da rega no recipiente. Escolha um vaso com furos no fundo, para garantir o escoamento do excesso de água da rega.
Confira aqui nosso artigo especial com mais dicas sobre como trocar plantas de vaso de forma correta, minimizando o risco de danos às plantinhas que você tem em casa!