Você sabia que existem jeitos certos de guardar cada tipo de alimento na geladeira? Ao adotá-los, você consegue manter esses itens sempre fresquinhos, além de fazer com que durem mais.
Mas quais são esses jeitos de guardar alimentos na geladeira? A seguir, indicamos os principais. Confira quais são e aproveite para adotá-los em casa, preservando esses itens em bom estado por muito mais tempo!
Como guardar carnes na geladeira?
Recomenda-se que mantenha a carne na própria embalagem até o momento do preparo. Portanto, evite transferi-la para potes. Se o preparo for no mesmo dia ou no dia seguinte, mantenha a carne na prateleira mais alta da geladeira, que tende a ser a mais gelada.
Se não for preparar a carne tão cedo, você pode congelá-la em sua própria embalagem. Quando for cozinhá-la, recomenda-se que a tire do freezer um dia antes e deixe na terceira prateleira da geladeira, para descongelar com maior segurança.
Só há uma situação em que se recomenda tirar a carne da embalagem: quando for congelá-la, a quantidade é grande e você não vai preparar a carne toda de uma vez. Neste caso, abra a embalagem, separe a carne em porções menores, coloque em potes e leve ao freezer.
Como guardar verduras na geladeira
Uma dúvida muito comum de várias pessoas é saber como armazenar as verduras e outras folhas na geladeira. Há alguns segredos para acertar nessa tarefa e mantê-las sempre frescas.
Seu primeiro passo é descartar qualquer parte que esteja danificada. Então, você deve lavar todas as folhas e deixá-las em um recipiente com água e hipoclorito de sódio, para uma higienização completa.
Depois, enxágue as folhas e seque todas com um papel toalha. Você deve guardá-las em um pote fechado, preferencialmente com papel toalha entre as camadas de verdura. Coloque o pote na gaveta ou prateleira inferior da geladeira, pois temperaturas elevadas danificam as verduras.
Como guardar legumes na geladeira
Indica-se que lave os legumes antes de colocá-los na geladeira, para evitar que contaminem eventuais itens que já estão armazenados. Mas como fazer esse processo de higienização?
Isso é mais simples do que muitos pensam! Seu primeiro passo é remover legumes que não estejam em bom estado ou partes que não serão consumidas, como cabinhos ou folhas.
Depois disso, lave cada legume em água corrente, removendo sujeiras sólidas. Se quiser, você pode usar uma escovinha com cerdas delicadas para tirar a sujeira. Então, você deve higienizar os legumes.
Recomenda-se que deixe os legumes de molho em uma solução de água com hipoclorito de sódio por 15 minutos. O passo final é tirar o alimento da água, enxaguá-lo, secá-lo e armazená-lo na gaveta inferior da geladeira.
Como guardar cebola e alho na geladeira
É muito provável que você já tenha ficado em dúvida sobre como guardar cebola e alho na geladeira. Na realidade, esses temperos só devem ser refrigerados se estiverem descascados.
A casca ajuda a proteger os alimentos! Ao retirá-la, você expõe o alho e a cebola a agentes contaminantes, bem como à oxidação, fazendo com que percam suas propriedades e sabor. Colocá-los na geladeira evita esses problemas.
Procure armazená-los em potes específicos para alho e cebola. Lembre-se de que esses temperos possuem odor mais marcante e o ideal é deixá-los em potes bem fechados, para evitar que toda a geladeira ou demais alimentos fiquem cheirando a cebola e alho.
Como guardar frutas na geladeira
A fruta só deve ir à geladeira se já estiver madura ou descascada. Banana, laranja, limão, maçã e limão podem ser armazenados na gaveta inferior da geladeira. Já frutas mais delicadas, como a uva e o morango, devem ficar nas prateleiras superiores, para que recebam a refrigeração adequada.
Veja também como organizar geladeira: 6 dicas para otimizar o espaço!