Os erros de cunhagem em moedas possuem um enorme potencial para aumentar seu valor, já que peculiaridades são justamente o que tornam uma moeda única. Esse é o caso dessa moedinha de 25 centavos de 2011.
Acompanhe a leitura para entender qual é o defeito que essa moeda apresenta, e quanto ela pode valer para colecionadores.
Moeda de 25 centavos de 2011: qual é seu diferencial?
Muitos acham que uma moeda de 2011 não pode ser tão valiosa atualmente pelo fato de ainda ser recente. Mas, essa crença de que apenas moedas antigas podem ser valiosas está incorreta!
É claro que a antiguidade de uma moeda é um dos fatores que contribuem para seu aumento de valor. Mas, não é o único! Outros detalhes também podem aumentar o valor de uma moeda, como:
- Erros de cunhagem;
- Caráter comemorativo;
- Baixa tiragem;
Esses fatores podem aumentar o valor até mesmo de moedas recentes, como é o caso dessa moeda de 25 centavos de 2011, que foi fabricada há 13 anos, e apresenta um defeito valioso.
É possível achar essa moeda com o defeito do disco cortado, cunho quebrado, boné, reverso invertido, com a palavra “BRASIL” duplicada, reverso horizontal, com a palavra “CENTAVOS” duplicada, data marcada, bifacial, entre outros.
E cada defeito vai dar um valor diferente para essa moeda de 25 centavos de 2011, já que alguns são mais valorizados por colecionadores do que outros. Então, se você tiver essa moedinha, preste atenção para ver se ela tem algum defeito!
Mas, o defeito específico que vamos apresentar hoje é o do reverso invertido. Confira agora os valores da moeda de 25 centavos de 2011 com esse erro!
O que é o erro do reverso invertido?
O erro chamado por “reverso invertido” ocorre quando, por uma falha de produção, um lado da moeda é cunhado “de cabeça para baixo” em comparação ao lado correto, o que pode ser percebido ao girar a moeda de um lado para o outro.
Apesar de parecer ser um erro óbvio, ele pode ser difícil de ser percebido por quem não entende tanto assim de moedas. Afinal, existe um jeito certo de realizar o giro da moeda para procurar esse erro.
Esse é um dos defeitos mais valorizados por colecionadores, e por isso, pode aumentar bastante o valor de uma moeda, independentemente dessa moeda ser antiga ou recente.
Quanto vale a moeda de 25 centavos de 2011 com reverso invertido?
A moeda de 25 centavos de 2011, em seu estado comum (sem erros), não é valiosa. Ela teve uma tiragem de 142 milhões de unidades produzidas, o que não é considerada uma tiragem baixa. Logo, a moeda comum não é rara.
Já a mesma moeda, mas com o erro do reverso invertido, pode valer de R$100 a R$120, o que é um valor bem significativo para uma simples moedinha de 25 centavos.
E devemos lembrar que essa moeda ainda é recente. Ou seja, ela ainda não atingiu sua valorização máxima.
Logo, com o passar dos anos, a tendência é que seu valor aumente cada vez mais. Por isso, se você tiver uma dessas em casa, você pode escolher entre vender a moeda agora, ou vender daqui a uns anos, e conseguir um lucro ainda maior com ela!
Fique atento ao seu valor de mercado com o passar do tempo. A melhor forma de acompanhar isso é ficando de olho nos Catálogos de Moedas, que são atualizados anualmente.
Assim, você consegue decidir qual é o melhor momento para vender sua moeda.
Para conferir mais detalhes sobre essa moedinha de 25 centavos de 2011, assista o vídeo informativo abaixo, que conta com todos os detalhes que você precisa.