As moedas de 1 centavo, no Brasil, deixaram de ser emitidas em 2004. Ou seja, hoje em dia é muito raro ver uma dessas em circulação, e alguns jovens nunca sequer viram uma dessas moedas na frente.
Mas, apesar delas não serem mais emitidas há 20 anos, elas ainda possuem valor legal, e podem ser utilizadas em transações monetárias, de acordo com a legislação brasileira. Mesmo assim, é bem difícil elas aparecerem por aí!
Logo, quem tem uma moedinha de 1 centavo hoje em dia, na maioria dos casos, a pessoa guarda a moeda há muitos anos. E se você tiver moedas de 1 centavo guardadas, acompanhe a leitura para entender se elas são consideradas valiosas.
Moedas de 1 centavo valiosas
Algumas moedas de 1 centavo são bastante cobiçadas por colecionadores de todo o Brasil, e pode ser que você esteja guardando uma dessas em casa.
Após as moedas desse valor deixarem de ser emitidas, muitas pessoas jogaram fora as unidades que possuíam, devido ao seu baixo valor.
E isso faz com que as moedas de 1 centavo sejam consideradas ainda mais raras atualmente, já que sobrou apenas uma parte pequena das unidades dessas moedinhas, e elas são muito difíceis de serem encontradas atualmente.
Grande parte dos jovens nunca receberam uma dessas moedas no troco de alguma compra. E é justamente essa escassez que chama a atenção dos colecionadores.
As moedas de 1 centavo que apresentaremos neste conteúdo são as de 1999 e 2000. É possível visualizar o ano de lançamento de uma moeda em seu reverso. Portanto, se você tiver uma dessas, vai ser fácil identificar.
Moeda de 1 centavo de 1999
A moeda de 1 centavo lançada no ano de 1999 faz parte da segunda família do real (que está em vigência desde 1998 até hoje). Ela teve uma tiragem de 104 milhões de unidades produzidas, de acordo com informações do site oficial do Banco do Brasil.
Não foi exatamente uma baixa tiragem, mas continua sendo uma moeda rara, já que a maioria de suas unidades foram descartadas pelos seus danos devido ao seu baixo valor. Logo, é uma moeda rara e escassa, e é bem difícil encontrar as unidades que ainda restam.
Essa moeda já possui um alto valor em seu estado comum. Uma moeda em estado comum é aquela que está normal, ou seja, não possui erros de cunhagem ou peculiaridades de qualquer tipo.
A moeda de 1999 também pode ser encontrada com alguns erros de cunhagem, mas ela não precisa disso para alcançar um alto valor.
Se você tiver ela em seu estado normal, sem erros, ela pode valer até R$100 dependendo de seu estado de conservação. E é bem difícil uma moeda comum alcançar um valor tão alto!
Moeda de 1 centavo de 2000
Já a moeda de 1 centavo de 2000 teve uma tiragem ainda menor, de 88 milhões de unidades produzidas. Ela também é valiosa em seu estado comum, sem precisar apresentar erros de cunhagem para alcançar um preço bacana.
Dependendo de seu estado de conservação, ela pode valer até R$80.
E a tendência é que o valor dessas moedas de 1 centavo suba cada vez mais, já que com o passar dos anos, se tornarão cada vez mais raras, até se transformarem em relíquias brasileiras!
Ou seja, se você tiver uma dessas, pode escolher entre vender agora, ou esperar para conseguir vender por um valor mais vantajoso.
Se optar por guardar por mais tempo, lembre-se de guardar as moedas em um local limpo e livre de agentes externos, para manter o seu estado de conservação.
Afinal, essa característica é muito importante para colecionadores. Moedas conservadas e sem sinais de uso costumam valer mais.
Para conferir mais detalhes a respeito dessas duas moedas de 1 centavo, assista o vídeo abaixo para tirar todas as suas dúvidas: