Essa moeda de 50 centavos de 2001 é muito cobiçada por colecionadores, e é uma das poucas moedas brasileiras que conseguem alcançar um valor alto mesmo sendo comum, ou seja, sem erros de cunhagem.
Isso é bem difícil de acontecer na numismática brasileira. Por isso, se você encontrar essa moedinha, se considere bastante sortudo! Afinal, ela é bem rara. Apesar de ainda circularem hoje em dia, suas unidades estão bem escassas.
Entenda o que faz com que essa moeda seja valiosa.
Moeda de 50 centavos de 2001
A moeda de 50 centavos de 2001, lançada há 23 anos atrás, pode ser encontrada com inúmeros erros de cunhagem. Como disco cortado, cunho quebrado, palavra “BRASIL” duplicada, palavra “CENTAVOS” duplicada, data marcada, e por aí vai.
E os erros de cunhagem aumentam significativamente o valor de uma moeda. Mas, neste conteúdo, falaremos sobre a moeda comum, sem erros, que já é valiosa por si só.
Sua tiragem, na época, foi de 14 milhões de unidades produzidas, a menor tiragem para moedas de 50 centavos dos últimos 26 anos! Ou seja, das últimas quase 3 décadas! O que justifica bastante o fato dessa moeda ser valiosa mesmo em seu estado comum.
A moeda de 50 centavos de 2001 é a moeda desse valor mais rara da segunda família do real, o que não é pouca coisa.
Ela foi fabricada com o material cupro-níquel, e seu peso é de 9,25g. É uma moeda bem fácil de ser identificada, já que seu design é igualzinho o das demais moedas de mesmo valor fabricadas até hoje.
Levando em consideração as unidades dessa moeda que foram compradas por estrangeiros e as que foram desgastadas com o tempo, as unidades que ainda restam em solos brasileiros, com um bom estado de conservação, são poucas.
E é justamente isso que chama a atenção dos colecionadores. Moedas raras são mais valorizadas e cobiçadas.
E se essa moeda está rara hoje em dia, imagine então, daqui a 10 anos, quando sua circulação diminuir ainda mais? Ela se tornará ainda mais valiosa!
Em seu estado comum, ela pode valer até R$120 dependendo de seu estado de conservação!
Como saber qual é a hora certa de vender minha moeda?
Não existe segredo para entender qual é a hora certa de vender sua moeda. Basta olhar o seu valor de catálogo. Se ele ainda estiver baixo na sua percepção, você não precisa vender ainda, já que é sua moeda, e você pode decidir como fará as coisas.
Os Catálogos de Moedas são atualizados anualmente, geralmente aumentando o valor das moedinhas raras. Não apenas a moeda de 50 centavos de 2001, mas também as demais. Ou seja, quanto mais você guardar uma moeda, mais valiosa ela se tornará.
Para entender qual é o melhor momento para vender sua moeda, fique de olho nas atualizações de valores até que sua moeda chegue a um valor que te agrade.
Lembre-se de nunca olhar para o valor máximo de uma moeda, e sim, para seu valor de acordo com seu estado de conservação, já que esse fator é muito importante para a precificação.
Uma moeda apenas alcança seu valor máximo caso esteja praticamente nova e sem sinais de uso.
Por isso, entenda qual é o estado de conservação de sua moeda. E se for guardar ela por mais tempo, armazene a moeda em um local limpo e livre de ações de agentes externos, para manter seu estado de conservação e proteger seu valor.
Quando decidir vender sua moeda, uma boa ideia é anunciar em plataformas digitais, como marketplaces.
Para conferir mais informações sobre a moeda de 50 centavos de 2001 comum, assista o vídeo informativo abaixo para sanar todas as suas dúvidas:
E aí, você tem essa moedinha rara de 50 centavos de 2001?