Se você tem a moeda de 10 centavos de 2014 guardada na sua carteira, se deu bem! Ela está valendo 1.300x mais do que seu valor de face!
Essa grande valorização aconteceu porque essa moeda guarda um detalhe valioso que poucos percebem, e por isso, acabam passando adiante essa moeda ao invés de vender para colecionadores.
Caso sua moeda esteja em um bom estado de conservação, ela vende rapidinho e você consegue uma boa grana! Continue a leitura para entender o que valoriza tanto essa moeda.
Moeda de 10 centavos de 2014: o que ela esconde?
A moeda de 10 centavos de 2014 é considerada uma moeda recente, já que faz apenas 10 anos de seu lançamento, e ela continua sendo circulada por aí com uma boa frequência.
Principalmente porque, na época, sua tiragem (quantidade de moedas desse valor produzidas em 2014) foi de 126 milhões, ou seja, tem várias unidades dessa moeda disponíveis por aí!
O que significa que você pode acabar recebendo uma moeda valiosa no troco de alguma compra. Por isso, preste atenção nos detalhes de todas as moedinhas que você receber, principalmente seu ano de lançamento e valor de face.
O detalhe valioso que essa moeda apresenta é um erro de cunhagem. Pode parecer algo contra intuitivo, mas erros em moedas são excelentes para aumentar seu valor. Afinal, eles tornam a moeda única, que é justamente o que os colecionadores buscam.
Logo, se você tiver qualquer moedinha com erro, não apenas essa de 10 centavos, saiba que sua moeda é valiosa.
O erro que essa moeda apresenta é o chamado de “reverso invertido”.
O que é o erro do reverso invertido?
O erro do “reverso invertido 180 graus” em moedas ocorre quando o desenho do reverso (lado oposto à face principal) é gravado de cabeça para baixo em relação ao anverso.
Ao segurar a moeda pela borda e girá-la horizontalmente, a imagem do reverso aparece invertida. Este erro de cunhagem é raro e resulta de um alinhamento incorreto dos cunhos durante a fabricação.
É valorizado por colecionadores, pois aumenta a singularidade e o valor da moeda. O defeito é, na verdade, um dos mais valorizados em moedas. Se você tiver qualquer moedinha com essa anomalia, se considere sortudo!
Qual é o valor da moeda de 10 centavos de 2014?
Como mencionado, a tiragem da moeda de 10 centavos de 2014 foi alta, o que significa que existem várias unidades dessa moeda por aí até hoje. Ou seja, ela não é rara. Por isso, essa moeda, em seu estado comum (sem erros), não é valiosa.
Já a moeda com erros, mais especificamente com o erro do reverso invertido, pode apresentar um valor bacana.
Ela vale de R$120 a R$130 caso apresente essa anomalia! Esses valores são retirados de Catálogos de Moedas atualizados, e podem aumentar cada vez mais com o passar dos anos, já que essas moedas vão se tornando cada vez mais raras.
Dessa forma, também pode valer a pena guardar sua moeda por mais alguns anos para que ela alcance um valor mais elevado.
A moeda de 10 centavos de 2014 também pode ser encontrada com outros erros de cunhagem além do reverso invertido. Ou seja, se você tiver ela, preste bem atenção nos seus detalhes para ver se encontra anomalias.
Diferentes erros possuem diferentes valores, já que uns são mais raros que outros, ou mais valorizados por colecionadores por algum motivo. Se achar outro erro na sua moeda, pesquise o seu valor de venda para poder lucrar com sua moedinha!
Para conferir mais detalhes sobre essa moeda rara, assista o vídeo informativo abaixo:
O vídeo ensina como girar a moeda da forma correta para verificar se ela realmente é de reverso invertido!