Quem diria que uma simples moedinha de 50 centavos que você guarda na sua carteira pode valer mais de 100 reais? A moeda de 50 centavos de 2002 pode valer até 240x seu valor de face original! Impressionante, não é mesmo?
Por isso, não vá descartando suas moedinhas achando que elas não possuem valor algum. Antes de passar adiante uma moeda, preste bem atenção em seus detalhes para ter certeza de que você não está perdendo um item valioso.
Acompanhe a leitura para entender o que a moeda de 50 centavos de 2002 tem de especial!
Moeda valiosa de 50 centavos de 2002: qual é seu destaque?
A moedinha de 50 centavos de 2002, apesar de parecer antiga pelo seu ano de lançamento, é uma moeda que ainda circula por aí diariamente, já que ela faz parte da segunda família do real, que segue em vigência até hoje.
Ou seja, a chance de você receber uma dessas no seu troco é bem grande. Ainda mais porque, na época, sua tiragem foi de 189 milhões de unidades produzidas, considerada uma tiragem alta.
O que significa que há muitas unidades dessa moeda disponíveis nos dias atuais.
Mas, a moeda que apresentaremos neste conteúdo, é um pouco mais rara. É a moeda de 50 centavos de 2002 com o erro do reverso invertido.
O que é o erro do reverso invertido?
O “erro do reverso invertido 180” em moedas refere-se a uma falha de cunhagem onde a face reversa (verso) da moeda está invertida em relação à face obversa (anverso).
Quando você gira a moeda verticalmente, a imagem do reverso aparece de cabeça para baixo em vez de estar alinhada.
Este tipo de erro ocorre durante o processo de cunhagem e pode aumentar o valor colecionável da moeda devido à sua raridade e peculiaridade.
Colecionadores frequentemente buscam moedas com este tipo de erro, pois são consideradas peças únicas e incomuns.
Quanto vale a moeda de 50 centavos de 2002?
A moeda de 50 centavos de 2002, caso apresente o defeito do reverso invertido, pode valer até R$120, dependendo de seu estado de conservação.
Para chegar ao seu valor máximo, essa moeda deve estar em seu melhor estado de conservação, sem sinais de uso. Mas caso apresente alguns sinais de uso, ela também pode ser vendida. Mas apenas por um valor um pouco mais reduzido.
Já a moeda em seu estado comum, sem erros, não é valiosa. Afinal, como sua tiragem foi alta, ela não é considerada rara sem apresentar nenhum tipo de anomalia.
A boa notícia é que o reverso invertido não é o único erro de cunhagem que a moeda de 50 centavos de 2002 pode apresentar.
Você pode achar essa moedinha por aí com diversos outros defeitos, como disco cortado, cunho quebrado, boné, reverso horizontal, bifacial, e por aí vai. Ou seja, são várias possibilidades de lucrar com uma simples moedinha de 50 centavos.
Afinal, cada erro de cunhagem apresenta um valor diferente para colecionadores. Uns são mais raros e valorizados, outros menos.
Por isso, preste bem atenção nos detalhes de cada moedinha que você receber no seu troco no dia a dia, para não deixar passar uma oportunidade de ganhar dinheiro.
Se você tiver essa moeda com outro erro de cunhagem, faça uma pesquisa sobre o seu valor de catálogo para entender por quanto você pode vender sua moedinha.
E se você tiver outra moeda rara, de qualquer outro valor, deixe aqui nos comentários!
Para conferir tais detalhes sobre a moeda de 50 centavos de 2002, assista o vídeo informativo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre seus valores:
Assistindo o vídeo, você também aprende a forma correta de realizar o giro da moeda para conferir se ela de fato apresenta o erro do reverso invertido.