Em 1967, no Brasil, a moeda utilizada para compras e vendas era o Cruzeiro Novo. Esse foi, inclusive, o primeiro ano desse padrão monetário. Conheça a moeda rara de 10 centavos de 1967!
Antigamente, o Brasil passava por mudanças frequentes de padrão monetário, numa tentativa de conter a inflação. Passou pelo Cruzeiro, Cruzeiro Novo, Cruzado, Réis, até chegar no Plano Real que conhecemos hoje.
Em 1994, o Plano Real foi iniciado no Brasil, e permanece até hoje. Logo, todas as moedinhas de outros padrões monetários deixaram de ser válidas para compras, e por isso, a maioria foi jogada fora.
O que poucos sabem é que, apesar das moedas antigas não serem mais válidas para circular hoje em dia, isso não significa que elas não tenham valor algum.
Muito pelo contrário, elas podem ser compradas por valores bem bacanas por colecionadores, que valorizam bastante essas peças, pelo seu significado histórico e até mesmo pela beleza estética da moeda.
Moeda rara de 10 centavos de 1967
A moeda rara de 10 centavos de 1967 foi lançada há 57 anos atrás, no primeiro ano do padrão monetário do Cruzeiro Novo.
Sua tiragem, na época, foi de 188 milhões de unidades produzidas. O que não é uma tiragem baixa. Mas, depois de tanto tempo, a maioria dos donos dessas moedinhas a descartaram, principalmente após o fim do Cruzeiro Novo.
Ou seja, as unidades que ainda restam nos dias atuais são realmente escassas, e é bem difícil achar alguém que ainda guarde uma dessas em boas condições.
É uma moedinha que muito provavelmente sua avó usou, e que dificilmente vai estar guardada na sua casa. E é isso que torna a moeda mais interessante para colecionadores: a sua raridade.
Para auxiliar na identificação da moeda, caso você desconfie que tenha uma dessas, confira seus detalhes:
- Material da moeda: Cupro-Níquel;
- Peso: 4,2g;
- Diâmetro: 23mm;
- Reverso (parte de trás da moeda): é possível observar seu valor de face (10 centavos) e ano de cunhagem (1967). A sua direita, há a ilustração de uma tocha representando a indústria siderúrgica brasileira.
- Anverso (parte da frente da moeda): apresenta a ilustração da efígie da república. Na parte de cima, há uma estrela de 5 pontas. No seu canto esquerdo, podemos observar a palavra “BRASIL”, indicando a origem da moeda. E no canto de baixo, há a roda dos ventos.
Qual é o valor da moeda rara de 10 centavos de 1967 nos dias atuais?
Essa moeda rara, em seu estado comum, ou seja, sem erros de cunhagem, pode valer até R$25 nos dias atuais.
Caso ela apresente erros de cunhagem, o seu valor pode subir significativamente, passando dos R$250. Por isso, se você tiver uma dessas, preste bem atenção em seus detalhes para conferir se ela apresenta alguma anomalia.
Erros de cunhagem tornam a moeda única, fazendo com que ela seja mais atraente para colecionadores, e que eles estejam dispostos a pagar um valor mais elevado.
Se você tiver essa moeda rara, a dica é guardá-la por mais alguns anos, para que ela passe por uma valorização ainda maior, e você consiga vender por um preço mais vantajoso.
Afinal, seu valor foi retirado de um Catálogo de Moedas. E esses catálogos são atualizados todos os anos, geralmente aumentando o valor das moedinhas. Pois eles levam em consideração o aumento da demanda por determinada moeda.
Mas se atente a armazenar sua moeda em um local limpo e protegido de ações de agentes externos, para manter seu estado de conservação. O estado de conservação é um dos detalhes mais valorizados pelos colecionadores na hora de comprar uma moeda rara.
Para conferir mais detalhes sobre a moeda rara de 10 centavos de 1967 do Cruzeiro Novo, assista o vídeo informativo abaixo, para sanar suas dúvidas sobre essa peça: