Se você achar algum defeito em uma moeda, se considere bastante sortudo. Pois esse é, de longe, um dos fatores que mais contribuem para a valorização de moedas de qualquer valor!
Moedas com defeito são bem mais atraentes aos olhos de colecionadores, e eles estão dispostos a pagar valores realmente elevados por elas. É claro que isso vai depender bastante do defeito, já que alguns são mais valiosos, outros menos.
Essa moeda de 50 centavos de 2016 alcançou um alto valor de venda devido a um erro de cunhagem cobiçado por colecionadores. Venha entender qual é!
Qual é o defeito valioso que a moeda de 50 centavos de 2016 apresenta?
A moeda de 50 centavos de 2016 é considerada bastante recente, já que sua fabricação foi há menos de 10 anos, e ela ainda é bastante circulada por aí. Ou seja, há grandes chances de você acabar recebendo essa moeda valiosa no troco de alguma compra.
Por isso, preste atenção nos detalhes de suas moedinhas!
Sua tiragem, na época, foi de 180 milhões de unidades produzidas. Ou seja, não é considerada uma moeda rara. Mas é importante destacar que ela não é considerada rara no seu estado comum. Ou seja, sem erros.
Já a moeda com defeito, é outra história! Ela é bem mais rara e, consequentemente, mais valiosa. E a pergunta que não cala é: qual é o defeito valioso que essa moeda pode apresentar?
Estamos falando sobre o defeito do “reverso invertido”! Um dos erros de cunhagem mais valorizados pelos colecionadores! Entenda agora o que é esse erro, como ele ocorre, e qual é o valor dessa moedinha.
O que é o defeito do reverso invertido?
O “erro do reverso invertido 180″ em moedas é um tipo específico de erro de cunhagem que ocorre quando o reverso (a face oposta ao anverso) de uma moeda está invertido em relação ao anverso em um ângulo de 180 graus.
Em condições normais, quando uma moeda é girada verticalmente, a imagem do reverso deve aparecer na mesma orientação que o anverso.
No caso do erro do reverso invertido 180, ao girar a moeda, a imagem do reverso aparece de cabeça para baixo em relação ao anverso.
Este tipo de erro acontece devido a um problema no alinhamento dos cunhos durante o processo de cunhagem. Os cunhos são as ferramentas que estampam as imagens nas faces das moedas.
Para moedas normais, esses cunhos são alinhados de modo que ambas as imagens estejam na orientação correta quando a moeda é girada verticalmente.
Quando há um erro de reverso invertido 180, o cunho do reverso foi instalado ou girado incorretamente, resultando na imagem invertida.
Moedas com esse tipo de defeito são bem raras e, por isso, podem ter um valor significativo para colecionadores.
A raridade e o valor dependem de vários fatores, incluindo a quantidade de moedas produzidas com o erro, a demanda entre os colecionadores e a condição da moeda.
Qual é o valor da moeda de 50 centavos de 2016 com reverso invertido?
Como explicado acima, o valor de uma moeda com esse tipo de defeito depende de sua quantidade (quantas moedas desse ano apresentam o mesmo erro), a demanda por parte dos colecionadores e seu estado de conservação. Afinal, moedas mais bem conservadas também são mais valiosas.
A demanda por essa moeda específica ainda não está tão alta, mas sua tendência é aumentar nos próximos anos. Por enquanto, o valor dessa moeda está entre R$100 e R$120, dependendo de seu estado de conservação.
Para ver mais detalhes sobre essa moeda, e inclusive aprender qual é a forma certa de realizar o seu giro para conferir a presença desse defeito, assista o vídeo explicativo abaixo, para tirar todas as suas dúvidas:
E aí, você tem essa moeda?