A segunda família do real é formada pelas moedas fabricadas desde 1998 até hoje. Ou seja, essa moeda de 10 centavos de 2000 também faz parte dessa família, o que significa que ela pode ser utilizada e circulada por aí até os dias atuais.
Mas, apesar dela poder ser circulada, é muito difícil ver essa moeda por aí, e é ainda mais difícil receber uma dessas no troco, já que ela é bem rara.
E o motivo para a sua raridade é sua baixa tiragem. Ela apresenta a segunda menor tiragem para moedas de 10 centavos dos últimos 26 anos, ou seja, de toda a segunda família do real! Por isso, ela também pode ser valiosa.
Acompanhe a leitura para entender o conceito de “baixa tiragem”, e quanto vale uma dessas moedinhas hoje em dia.
O que são moedas com baixa tiragem?
Quando falamos que a moeda de 10 centavos de 2000 apresenta uma “baixa tiragem”, esse termo pode acabar gerando dúvidas em quem não entende muito sobre numismática e seus termos.
Uma moeda com baixa tiragem é aquela que foi emitida em uma quantidade limitada de unidades. A tiragem refere-se ao número total de moedas produzidas durante um período específico ou para uma edição particular.
Moedas com baixa tiragem são frequentemente criadas em edições especiais, comemorativas ou em anos de produção restrita por diversas razões, como falta de demanda ou mudanças nas políticas monetárias.
A sua raridade é o principal fator que eleva o valor dessas moedas. A lei da oferta e da demanda é fundamental: quando a quantidade de uma moeda disponível é limitada, mas a demanda por ela é alta, seu valor aumenta.
Colecionadores e investidores cobiçam bastante esses itens raros, elevando seu preço. Além disso, moedas de baixa tiragem muitas vezes têm um significado histórico ou cultural específico.
Elas podem comemorar eventos importantes, figuras notáveis ou marcos nacionais, tornando-as mais interessantes para colecionadores que valorizam sua importância além do valor monetário.
Outro detalhe muito importante é a preservação e condição da moeda. Moedas de baixa tiragem que foram bem preservadas e estão em excelente estado de conservação são ainda mais raras e valiosas.
A condição da moeda, avaliada por critérios como desgaste, arranhões e brilho, influencia significativamente seu valor no mercado de colecionadores. Ou seja, se sua moeda estiver menos conservada, ela também será menos valiosa.
Moeda de 10 centavos de 2000
A moeda de 10 centavos de 2000 é considerada relativamente antiga, já que já fazem 24 anos de seu lançamento. Sua tiragem foi de apenas 25 milhões de unidades produzidas, a segunda tiragem mais baixa dos últimos 26 anos para moedas desse valor.
Ou seja, ela é a segunda moeda mais rara de 10 centavos, perdendo apenas para a moeda de 2016! Portanto, por ser mais antiga, a moeda de 2000 também é mais valiosa.
Atualmente, a impressão que os colecionadores têm é que essa moeda sumiu do comércio, já que ela já não é mais encontrada por aí com facilidade, e tem pouquíssimas delas à venda.
Por isso, se você tiver uma dessas em casa, deu sorte! Pois ela é bastante cobiçada por colecionadores, e você pode realizar sua venda caso sua moeda realmente esteja em um bom estado de conservação.
Essa moeda de 10 centavos de 2000 pode valer até R$290 em seu estado comum, ou seja, sem erros de cunhagem, o que é bem raro! Moedas comuns não costumam alcançar valores elevados.
Ou seja, a baixa tiragem dessa moeda é realmente um destaque.
Para conferir mais detalhes sobre essa moedinha e seus valores de catálogo, assista o vídeo informativo abaixo, para sanar todas as suas dúvidas:
E aí, você tem a moeda de 10 centavos de 2000 em casa em um bom estado de conservação?