Essa moeda antiga de 10 centavos alcançou um valor interessante esse ano, e se você tiver uma em casa, pode vender para colecionadores.
Muitas pessoas pensam que moedas antigas de padrões monetários que não são mais utilizados não possuem valor algum, e logo, acabam descartando essas moedas.
Mas, a verdade é que essas moedinhas são itens de coleção, e podem ser vendidas por um valor bacana dependendo de suas particularidades. Algumas são mais valiosas, outras menos. Isso vai depender da lei da oferta e demanda.
Moeda antiga de 10 centavos de 1990
A moeda antiga de 10 centavos de 1990 faz parte do padrão monetário do cruzeiro, que mais tarde, em 1994, foi substituído pelo Plano Real que conhecemos atualmente. Essa moeda possui mais de 3 décadas de fabricação.
Ou seja, é uma moeda antiga e rara. É bem difícil encontrar pessoas que ainda guardam essa relíquia brasileira. E se você guardou, deu sorte, pois ela tem valor para colecionadores nos dias atuais.
Se ela contar com algum erro de cunhagem, pode alcançar um valor bastante elevado, chegando a valer uma pequena fortuna. Erros de cunhagem são bastante valorizados pelos amantes de numismática.
Mas, falaremos sobre a moeda comum, ou seja, sem nenhum tipo de defeito. Já deixando claro que moedas comuns não costumam alcançar valores muito altos.
Em seu estado comum, essa moedinha pode valer de R$20 a R$40. Mas ela ainda está em processo de valorização, ou seja, a tendência é que esse valor aumente nos próximos anos.
O que define o valor de uma moeda, além de sua raridade, é a sua demanda. Se a demanda estiver baixa, até mesmo uma moeda antiga rara apresentará um valor de venda baixo.
Portanto, se você tiver essa moedinha, a dica é não vender agora, e sim, aguardar, para que seu valor aumente com o passar dos anos, já que ela se tornará cada vez mais rara.
Se você não tiver essa moeda, mas contar com qualquer outra moeda antiga, vale a pena dar uma pesquisada para conferir seu valor. Já que moedas fabricadas antes do início do Plano Real costumam ser itens colecionáveis.
Como saber quando é a hora certa de vender minha moeda?
Não há mistério para entender qual é a hora certa de vender sua moeda. Afinal, a moeda é sua. Você escolhe realizar a venda quando achar que o lucro vale a pena. Ou seja, basta esperar sua moeda chegar em um valor mais atrativo para você.
Os valores de moedas são atualizados todos os anos, e para acompanhar essas mudanças, você pode se certificar de estar sempre de olho em Catálogos de Moedas assim que eles atualizarem.
Também existem portais na internet que estão sempre atualizando os valores de moedas, e você pode buscar informações sobre a sua através dessas plataformas.
Por que moedas com erros valem mais?
Moedas com erros são valiosas devido à sua raridade e à demanda dos colecionadores. Erros de cunhagem, como imagens descentradas, duplas impressões ou metais inadequados, são exceções ao rigoroso controle de qualidade das casas da moeda.
Esses erros tornam as moedas únicas, diferindo das milhões de exemplares perfeitos. Colecionadores valorizam a exclusividade e a história por trás desses erros, considerando-os como peças raras e curiosas dentro do mundo numismático.
A escassez aumenta a procura, elevando o valor de mercado. Além disso, essas moedas contam histórias sobre falhas nos processos de produção, adicionando um elemento educativo e histórico.
Assim, a combinação de raridade, demanda e curiosidade histórica faz com que moedas com erros tenham um valor significativamente maior do que as moedas comuns.
E aí? Você tem essa moeda de 10 centavos de 1990, ou alguma outra moeda antiga que pode ser valiosa?