Ao receber a moeda de 25 centavos de 2001 no troco de alguma compra, dê uma olhada para ver se encontra esse defeito valioso chamado por “reverso duplo”. A maioria das pessoas acaba passando adiante essa moeda, sem perceber que ela pode ser valiosa.
Erros de fabricação em moedas costumam ser bastante cobiçados por colecionadores, que estão dispostos a pagar valores elevados nesses itens. Ou seja, se você tiver qualquer moedinha com erro, vale a pena dar uma conferida no seu preço estimado.
Acompanhe a leitura para entender mais sobre a moedinha de 25 centavos de 2001 com reverso duplo!
Moeda de 25 centavos com reverso duplo
A moeda de 25 centavos fabricada e colocada em circulação no ano de 2001 pode apresentar alguns erros de cunhagem valiosos para colecionadores em algumas unidades. Por isso, é importante prestar atenção nos detalhes das moedas que você receber no troco.
Sua tiragem, na época, foi de 92 milhões de unidades produzidas, o que não é considerado uma baixa tiragem. Logo, a moeda comum não é valiosa. Apenas as unidades com erros podem alcançar valores altos.
Essa moedinha, apesar de ser um pouco mais antiga, faz parte da segunda família do real. Isso significa que ela é fácil de ser identificada, pois foi produzida com o mesmo design das moedas atuais de 25 centavos.
Dessa forma, para identificá-la, basta procurar o ano “2001” escrito em seu reverso.
O que é o erro do reverso duplo?
O erro do “reverso duplo” é pouco comentado no mundo da numismática, e muitas pessoas, por não conhecerem essa anomalia, acabam confundindo com o reverso horizontal ou reverso invertido.
Mas, apesar do nome parecido, o reverso duplo não possui relação alguma com esses demais defeitos.
O reverso da moeda é a sua parte de trás. Ou seja, a parte que apresenta seu valor de face e ano de lançamento.
Quando falamos que uma moeda é de reverso duplo, significa que esse lado da moeda apresenta informações duplicadas, um erro que também pode ser chamado de “cunho duplo”.
Mas o termo “cunho duplo” geralmente é utilizado para dizer que uma moeda apresenta uma ou duas informações duplicadas. Podendo ser uma letra, palavra, número ou algum elemento de sua ilustração.
Já o termo “reverso duplo” é mais abrangente, já que significa que todo o reverso da moeda está duplicado. É um erro maior e mais “grave”.
No caso dessa moeda de 25 centavos de 2001, toda a face do reverso aparece duplicada. Incluindo seu valor de face, ano de cunhagem, ilustração da bandeira, as 4 estrelas, suas linhas diagonais, e por aí vai. Ou seja, todas as informações do seu reverso.
Quanto vale a moeda de 25 centavos de 2001 com reverso duplo?
A moeda de 25 centavos de 2001 com reverso duplo vale de R$40 a R$50, dependendo de seu estado de conservação.
Se você tiver uma dessas moedas, a dica é não vender por agora. Ela pode ter alcançado um preço bacana, levando em consideração o fato de ser uma moeda de apenas 25 centavos.
Mas, a sua tendência é de valorizar cada vez mais com o passar dos anos, já que trata-se de um erro raro e bastante cobiçado por colecionadores de moedas.
O valor de uma moeda leva em consideração sua oferta e demanda. Ou seja, mesmo que seja uma moeda rara, ela não alcançará um valor elevado enquanto sua demanda não estiver grande.
E com o passar dos anos, essa moeda se tornará cada vez mais rara, logo, a tendência é que sua demanda também aumente. Vale a pena guardar essa moeda por mais um tempo.
Para conferir mais informações sobre essa moedinha de 25 centavos, e visualizar sua aparência para facilitar sua identificação, assista o vídeo abaixo: