Está em dúvida sobre como lavar roupa de bebê? Essa é uma tarefa que merece um pouco mais de cuidado, porque a pele dos pequenos é mais delicada e sensível, podendo sofrer reações alérgicas a determinados produtos usados na lavagem.
Mas como lavar roupa de bebê corretamente? A seguir, damos algumas dicas preciosas para você colocar em prática e acertar nessa tarefa doméstica. Continue a leitura para conferir!
-
Use um sabão para roupa de bebê
O ideal é escolher um sabão líquido ou em pó específico para lavar roupa de bebê. O produto deve ser hipoalergênico e, preferencialmente, sem cheiro ou com fragrância mais leve.
Um dos diferenciais do sabão para roupa de bebê é que sua fórmula é suave e delicada. Portanto, é menos propensa a causar irritação na pele dos pequenos, sendo uma alternativa mais segura.
-
Evite utilizar amaciantes e alvejantes
Pode ser tentador usar amaciante para deixar a roupa cheirosa e alvejante para remover manchas, mas resista. Esses produtos normalmente contêm substâncias com alto poder de irritar a pele do bebê.
Se você faz muita questão de usar amaciante, recomenda-se que escolha uma versão hipoalergênica, que oferece risco reduzido de irritações e alergias.
-
Lave as roupas novas antes do uso
Este é um detalhe muito importante: sempre lave as roupas novas antes de usá-las no bebê. Isso remove qualquer resíduo químico e sujeira acumulada durante a fabricação e transporte das peças.
Para lavagem, use o sabão próprio para roupa de bebê, somente. Dessa forma, conseguirá eliminar resíduos químicos, preservando a peça e a saúde do pequeno.
-
Separe as roupas do bebê antes de lavá-las
As roupas do bebê devem ser lavadas separadamente, sem peças do restante da família. Desse modo, minimiza-se a possibilidade de contato com produtos químicos que possam irritar a pele do bebê.
-
Remova manchas de maneira adequada
A remoção de manchas deve ser feita com sabão de roupa de bebê ou um tira manchas próprio para usar em peças dos pequenos. Para manchas mais resistentes, coloque um pouco do produto na peça e esfregue delicadamente. Somente então lave a roupa normalmente na máquina.
-
Use o ciclo de lavagem de roupas delicadas
Recomenda-se que utilize o ciclo para roupas delicadas ao usar a máquina de lavar. A água fria ou morna é geralmente suficiente para limpar as peças do bebê. Evite água muito quente, pois ela pode danificar tecidos mais delicados.
-
Enxágue bem todas as peças
Um dos problemas mais comuns é o enxágue: há quem não faça esse processo corretamente, o que é um problema porque os produtos de limpeza podem ficar na roupa. Com isso, aumenta-se a possibilidade de o bebê ter irritações ao usar a peça.
Para evitar esse problema, certifique-se de fazer o enxágue adequado de todos os itens. Se estiver em dúvida se as peças foram lavadas corretamente, faça um ciclo extra de enxágue.
-
Atente-se à secagem
Se possível, seque as roupas de bebê ao ar livre. Caso não haja essa opção, use um varal interno, mantendo as peças esticadas. Optou por usar a secadora? Escolha uma temperatura baixa para evitar o encolhimento ou danos aos tecidos.
-
Armazene cada um dos itens adequadamente
Guarde as roupas de bebê em um local limpo e seco, o que evitará o desenvolvimento de mofo nos itens. Evite armazenar roupas sujas com peças limpas, para prevenir contaminações.
-
Lave itens delicados à mão
Para roupas muito delicadas, considere lavá-las à mão com sabão neutro. Ao finalizar, enxágue bem para remover resíduos. Não torça excessivamente a peça, basta apertá-la com força.
Aproveite para ver também 5 dicas de como montar enxoval de bebê e acerte nessa tarefa!