A moeda de 1 centavo de 2002 é relativamente antiga, já que fazem 22 anos de sua fabricação, ou seja, são poucas as pessoas que ainda guardam uma dessas em casa.
Principalmente pelo fato de que as moedas desse valor de face caíram em desuso, já que pararam de ser emitidas 2 anos depois, em 2004.
Apesar delas não serem mais emitidas há 20 anos, elas ainda possuem valor legal. Ou seja, segundo a lei, essas moedas ainda são aceitas e podem ser utilizadas em compras e vendas.
Mas, na prática não é assim que funciona, já que devido ao seu baixíssimo valor, quase ninguém as utiliza atualmente, e a maior parte das pessoas descartam moedas de 1 centavo. O que as torna ainda mais raras, pois são poucas as unidades que ainda restam.
Acompanhe a leitura para entender tudo sobre essa moeda e quanto ela está valendo hoje em dia!
Por que as moedas de 1 centavo pararam de ser emitidas em 2004?
Antes mesmo de sua emissão ter chegado ao fim, as moedas de 1 centavo já estavam sendo pouco utilizadas devido ao seu baixo valor. Com 1 centavo, não tinha como comprar muita coisa na época, assim como nos dias atuais.
Eram moedas que apresentavam um alto custo de emissão, mas esse custo não estava valendo a pena, já que elas estavam sendo pouco utilizadas pelo público brasileiro.
Logo, elas pararam de ser emitidas devido ao seu baixo valor, alto custo de emissão e sua baixa circulação.
Após sua emissão chegar ao fim, elas passaram a ser cada vez menos utilizadas, fazendo com que a maioria das pessoas descartassem essas moedinhas. É por isso que elas são tão raras hoje em dia, e tão interessantes aos olhos de colecionadores.
Ou seja, se você é um dos poucos que guardam essas moedinhas em casa, saiba que elas podem ser valiosas e te garantir um bom lucro. Não apenas a de 2002, mas de outros anos também!
Moeda de 1 centavo de 2002
A moeda de 1 centavo de 2002 foi uma das últimas a serem fabricadas e colocadas em circulação antes de chegar ao fim da emissão dessas moedinhas.
Na época, sua tiragem foi de 161 milhões de unidades fabricadas, o que não é uma tiragem baixa. Mas, mesmo assim, é uma moeda bem rara hoje em dia, já que ela não circula mais, e a maior parte dos exemplares foram jogados fora pelos seus donos.
A baixa circulação de uma moeda contribui para sua escassez e dificuldade de acesso, características essas que chamam a atenção de colecionadores.
Por isso, ela pode te gerar um lucro interessante se você tiver em casa e estiver disposto a negociar com colecionadores.
Seu valor de venda nos dias atuais é de até R$80 dependendo de seu estado de conservação, e a tendência é que o valor aumente cada vez mais com o tempo.
E isso não vale apenas para a moeda de 2002, já que todas as moedas de 1 centavo são raras hoje em dia, independente do seu ano de lançamento.
Mas é claro que o valor de venda varia de moeda para moeda, de acordo com sua tiragem, presença de erros, estado de conservação, e por aí vai. Mas a maioria dessas moedas consegue alcançar um valor alto.
Confira mais algumas moedinhas de 1 centavo que também podem ser vendidas por um valor bacana:
- Moeda de 2004;
- Moeda de 2000 (apresenta a menor tiragem das moedas desse valor da segunda família do real);
- Moeda de 1999;
- Moeda de 1995;
E por aí vai!
Para conferir mais detalhes especificamente sobre a moeda de 1 centavo de 2002, assista o vídeo informativo abaixo:
Você tem uma dessas em casa?