Aplicar ideias sustentáveis em casa é uma forma simples e prática de economizar, diminuir resíduos e ainda colaborar com o meio ambiente. Para isso, não é preciso grandes mudanças: algumas ações simples já podem fazer uma grande diferença na rotina do dia a dia.
Por isso, se você ainda não sabe por onde começar a ter uma vida mais sustentável, deixamos algumas ideias úteis ao longo deste conteúdo. Aproveite para conferir quais são e como você pode começar a aplicar esse estilo de vida agora mesmo à sua rotina.
Confira 5 dicas de ideias sustentáveis
Agora que você já sabe o que são atitudes e ideias sustentáveis, hora de começar a praticar o que aprendeu. Separamos algumas dicas de iniciantes que você pode incluir nas atividades do dia, sem precisar de muito investimento ou de longos processos de implementação.
Leia mais: Dicas inscríveis de JARDINAGEM para cuidar das plantas em casa!
1. Pratique os 3R’s – ideias sustentáveis
Você sabe o que são os 3R’s? Esta é uma sigla muito utilizada na educação ambiental que se refere aos conceitos de R¹eduzir, R²eutilizar e R³eciclar tudo oque é de consumo. Assim, R¹eduza o consumo de água e energia elétrica, o consumo de materiais descartáveis e produtos industrializados.
R²eutilize a água da máquina de lavar para limpar pisos e calçadas, conserte móveis e equipamentos se ainda possível, use sua criatividade e reaproveite embalagens e recipientes. R³ecicle materiais, objetos e roupas antes de pensar no seu descarte.
2. Uso consciente de água e energia -ideias sustentáveis
Outra das ideias sustentáveis é economizar água e energia, um assunto que precisa ser falado a todo momento. A população sabe bem o que fazer para evitar o desperdício e também garantir uma economia. Porém, é sempre bom relembrar algumas atitudes que podemos tomar para se fazer o uso consciente de água e energia:
- Tome banhos rápidos;
- Escove os dentes com a torneira fechada;
- Faça a barba com a torneira fechada;
- Ensaboe a louça com a torneira fechada;
- Retire das tomadas aparelhos que não estão em uso;
- Aproveite ao máximo a luz do dia;
- Mantenha as luzes apagadas de locais vazios;
- Faça o uso moderado de ar condicionados e ventiladores;
- Escolha eletrodomésticos mais eficiente;
- Use lâmpadas de LED.
3. Separe os resíduos domésticos – ideias sustentáveis
Separar os resíduos domésticos é muito importante para aplicar a destinação correta de cada coisa, e uma das melhores ideias sustentáveis. Portanto, em primeiro lugar separe objetos que podem ser reutilizados de acordo com as necessidades do dia a dia (por exemplo, potes de sorvete pode ser reutilizado para outros itens).
Depois, separe tudo aquilo que for reciclável (latinhas; garrafas PET; embalagens; outros). Separe materiais orgânicos, como bagaços e casca de frutas, legumes e verduras, casca de ovos, borra de café e outros para descarte, ou crie uma composteira.
Para facilitar o processo de decomposição de uma composteira, triture esses materiais com água antes, menos as cascas de ovos. Coe tudo, aproveite o suco para regar suas plantas, e deposite o material orgânico na composteira.
Uma dica valiosa: triturar cascas de ovo no liquidificador é excelente para amolar as laminas do aparelho! Procure os postos de coletas de equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias, e a coleta seletiva de sua cidade. Por fim, tudo aquilo que não tiver serventia embale como resíduos comuns, isso sim é LIXO.
Leia também: Como Perfumar o Piso da sua Casa: 3 Métodos Fáceis e Sustentáveis
4. Crie uma composteira – ideias sustentáveis
Você sabe o que é uma composteira? Pois bem, esse é um espaço ou recipiente que pode ser usado para decomposição de materiais orgânicos. O processo de compostagem é super simples e traz alguns benefícios bem legais, principalmente se você tiver plantas ou temperos em casa.
O resultado de uma composteira é uma terra adubada rica em nutrientes, ótima para plantar e fazer a manutenção de jardins. Se sua residência for uma casa, um sítio ou chácara, siga o passo a passo:
- Faça um furo no jardim de 50 centímetro de largura e 30 centímetros de profundidade;
- Acrescente os resíduos orgânicos e cubra com serragem (pode ser grama ou folhas secas);
Para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica é preciso regar diariamente a composteira. Se você gostou da ideia mas mora em um apartamento, também é possível ter a sua composteira seguindo o passo a passo prático das ideias sustentáveis:
- Em um balde de 18 litros, instale uma torneira de plástico na lateral bem próximo ao fundo;
- Coloque pedriscos no balde até cobrir o ponto da torneira;
- Forre os pedriscos com um pedaço de manta bidim;
- Cubra a manta com mais ou menos 10 centímetros de terra preta;
- Acrescente a matéria orgânica e cubra com serragem;
- Em outro balde, faça vários furos no fundo;
- cubra com manta e acrescente 10 centímetros de terra preta.
Este segundo balde será o recipiente de serviço. Ele que vai receber os materiais do primeiro balde quando estiver cheio. É importante ter pelo menos 2 baldes de serviço para trabalhar até que seja possível aproveitar a terra adubada.
A previsão de uso dessa terra adubada poderá ocorrer entre 45 e 60 dias. O trabalho de regar o conteúdo para acelerar a decomposição da matéria orgânica é o mesmo. Depois de sete dias misture bem os componentes que ali estão depositados, repetindo o processo semanalmente.
Aproveite para recolher o chorume (fertilizante líquido) pela torneira e aplicar em suas plantas. Para diminuir o odor do sistema, cubra com mais serragem e não se esqueça de regar. É importante que as composteiras fiquem em local arejado, protegidos do sol e da chuva.
5. Faça captação de água de chuva
Fazer a captação de água das chuvas é uma dica super legal para quem mora em casa, sítio ou chácara. Essa água pode ser usada, sem necessidade de tratamentos, para lavagem de automóveis, chão de varandas e outros ambientes, assim como as calçadas. A ideia inicial é criar um sistema de captação simples, aproveitando o ponto final de escoamento das calhas.
Para isso, pode ser colocado baldes ou barris para o aproveitamento dessa água. É importante lembrar, use recipientes com tampa para reservar essa água reservada. Água parada pode se tornar foco e criadouro do mosquito da dengue, entre outros vetores de doenças.
A ideia de aproveitamento de água de chuva, quando aplicado em sistemas de maiores proporções, traz também uma economia financeira. Alguns condomínios residenciais já trabalham esse conceito em sistemas de água de reuso, evitando o uso de água potável para atividades de limpeza.
Ainda, é possível tratar essa água e transformá-la em potável para consumo. Mas atenção, para isso primeiro é preciso ferver a água, depois armazenar em um filtro com vela em boas condições. Existem também alguns produtos no mercado que ajudam no processo de purificação da água para consumo.
Por fim, se você gostou deste conteúdo, não vai querer perder outras dicas incríveis para otimizar sua casa e facilitar a rotina diária. Separamos alguns conteúdos muito úteis para te ajudar a transformar seu lar em um ambiente realmente eficiente e funcional.