Você já ouviu falar dessa moeda escassa brasileira do ano de 1942? Entenda por quanto ela pode ser vendida atualmente.
Moedas mais antigas costumam ser mais valiosas no mundo da numismática, graças a sua escassez, raridade e curiosidade, já que antigamente as moedas brasileiras eram feitas com designs e tamanhos diferentes, despertando a curiosidade dos colecionadores.
Algumas moedas antigas são mais valiosas que outras, devido a diversos fatores que podem as diferenciar, como erros de cunhagem, período histórico em que a moeda foi lançada, caráter comemorativo, baixa tiragem, e por aí vai.
Mas, de uma forma geral, a grande maioria das moedas antigas brasileiras costumam alcançar um valor considerável. Ou seja, se você tiver uma, vale a pena dar uma olhada no seu preço de catálogo atual.
Moeda escassa de 20 centavos de 1942
O ano de 1942 foi um ano importante para a história brasileira, já que representou a mudança do padrão monetário dos Réis para o famoso Cruzeiro. Ou seja, essa moeda escassa foi uma das primeiras moedas do cruzeiro a serem lançadas no Brasil.
Já faz 82 anos de seu lançamento, ou seja, realmente se trata de uma raridade brasileira, que poucos possuem hoje em dia, mas muitos colecionadores a procuram.
O detalhe mais curioso sobre essa moeda é que ela é valiosa até mesmo em seu estado comum (sem erros), o que é raro de acontecer na numismática. Ela é uma das moedas de 20 centavos mais valiosas dessa década em estado comum.
E isso acontece pelo fato de que ela foi uma das moedas que apresentaram a menor tiragem da época (ou seja, menor quantidade de unidades produzidas).
Mas, a moeda escassa de 20 centavos de 1942 também pode ser encontrada com erros de cunhagem, aumentando ainda mais seu valor. Neste conteúdo, falaremos sobre a moeda comum.
Sua tiragem foi de apenas 3 milhões de unidades produzidas. Uma das razões para essa baixa tiragem é o fato dessa moeda ter sido produzida em um período de mudança de padrão monetário, onde tudo ainda estava sendo “testado”.
Ou seja, ela já era relativamente rara em seu ano de lançamento. E atualmente, se tornou uma verdadeira moeda escassa!
Quanto vale a moeda de 20 centavos de 1942?
Agora, finalmente, vamos ao valor de venda dessa moeda escassa da época do Cruzeiro. Seu valor atualizado de catálogo é de R$20 a R$100, dependendo de seu estado de conservação.
É um pouco mais difícil guardar uma moeda tão antiga e conseguir manter sua conservação, após tantos anos. Mas moedas sem sinais de uso tendem a alcançar valores mais elevados.
Lembrando que, os valores de catálogo são apenas referências do preço que uma determinada moeda costuma alcançar na venda para colecionadores. Mas não servem exatamente como uma regra.
Ao encontrar colecionadores sérios, você pode conseguir vender sua moeda por um valor ainda maior. Também vale considerar guardar a moeda por mais alguns anos para que seu valor aumente ainda mais com o tempo. Mantendo seu estado de conservação, é claro!
Os valores de Catálogos de Moedas passam por atualizações anualmente, e geralmente, esses valores sobem. Dependendo da demanda de uma moeda, ela pode multiplicar seu valor de forma surpreendente de um ano para outro!
Então, fique de olho nessas atualizações para conseguir aproveitar a valorização dessa moeda escassa.
Caso já deseje vender sua moeda, existem diversos ambientes disponíveis para procurar potenciais compradores. E o mais prático deles é a internet! Plataformas digitais como a Enjoei, Amazon e Mercado Livre podem te ajudar a alcançar um público mais específico ao anunciar sua moeda.
Para conferir mais detalhes sobre essa moeda escassa de 20 centavos de 1942 comum, assista o vídeo informativo abaixo. Assim, você conseguirá observar também as características da aparência da moeda, para facilitar sua identificação.