Saber como congelar alimentos faz a diferença no dia a dia, ajudando a sempre ter comida pronta e a evitar desperdícios quando sobra algo. Assim, você otimiza seu tempo e economiza com alimentação.
Mas como congelar alimentos de forma correta? Aqui, damos todas as dicas que você precisa para realizar essa tarefa com facilidade, preservando os alimentos adequadamente. Confira e siga todas!
6 dicas de como congelar alimentos corretamente
O processo de congelamento se torna muito mais simples se você seguir algumas dicas especiais. Veja quais são as infalíveis:
-
Inicie pela preparação dos alimentos e embalagem
Seu primeiro passo é separar os alimentos em porções menores, principalmente se tiver grandes quantidades. Assim, poderá descongelar somente o necessário, evitando estragar toda a comida.
Além disso, utilize potes herméticos ou sacos de congelamento que sejam resistentes. Se eles puderem ir ao micro-ondas, melhor. Desse modo, terá maior praticidade para reaquecer e consumir.
Por fim, rotule todos os alimentos com a data de congelamento e o conteúdo. Isso ajudará a identificar e usar os alimentos antes do prazo de validade, evitando desperdícios.
-
Faça o congelamento de frutas e vegetais de forma adequada
Você sabia que existem formas específicas de congelar frutas e verduras? Sobre as frutas, recomenda-se que as lave e seque. Você pode congelá-las inteiras, em fatias ou pedaços. Algumas frutas, como bananas, podem ser congeladas com casca, mas é melhor descascá-las primeiro. Assim, terá maior praticidade no consumo.
Para congelar vegetais, recomenda-se que escalde todos previamente. Para isso, basta pré-cozinhar em água fervente por alguns minutos e resfriar imediatamente com água gelada. Dessa forma, conseguirá preservar a cor, o sabor e os nutrientes dos legumes. Depois, seque-os bem e congele-os em uma única camada numa bandeja antes de transferi-los para um saco de congelamento.
-
Congele carnes e peixes nas embalagens certas
Envolva bem as carnes em papel alumínio ou filme plástico antes de colocar em um saco de congelamento. Dessa maneira, conseguirá evitar queimaduras de congelamento nesses alimentos.
Já sobre o congelamento de peixe, limpe e seque bem o alimento. Envolva-o em filme plástico e depois coloque num saco de congelamento. Certifique-se de remover o máximo de ar do saco.
Se for congelar grandes quantidades de carne ou peixe, o ideal é dividi-las em porções individuais. Assim, conseguirá evitar o descongelamento de tudo, principalmente se for usar uma quantidade menor.
-
Produtos lácteos demandam maior atenção
Leite e creme de leite podem ser congelados em sua embalagem original, se houver espaço suficiente para expansão. Caso contrário, transfira para um recipiente maior.
Sobre o congelamento de queijos, os duros congelam melhor do que queijos macios. Rale-os antes de congelar para facilitar o uso na preparação de pratos ou lanches.
-
Pratos preparados podem ser congelados, mas com cuidados especiais
Sopas e alimentos cozidos podem ser congelados. O ideal é que deixe os pratos esfriarem completamente antes de congelar. Use recipientes herméticos, deixando um pouco de espaço para expansão. Portanto, não encha toda a embalagem.
Também é possível congelar pães e bolos. O segredo para isso é envolver bem em filme plástico e depois em papel alumínio. Se preferir, use sacos de congelamento para manter os alimentos.
-
Siga os tempos de armazenamento de alimentos
O congelamento ajuda a preservar os alimentos por mais tempo, mas eles não duram para sempre. Carnes, por exemplo, têm durabilidade que varia de 6 meses a um ano.
Já frutas e vegetais congelados normalmente duram um ano. Pratos preparados, por sua vez, têm validade de 2 a 6 meses. Pães e demais alimentos assados possuem durabilidade de até 3 meses.
Confira também como congelar ervas corretamente e economize com temperos!