Os erros de cunhagem apresentam uma capacidade significativa de aumentar o valor de moedas para colecionadores. E o defeito mais valorizado, na maior parte das vezes, é o do reverso invertido.
Afinal, trata-se de um erro bastante visível e que chama a atenção de qualquer um que esteja olhando para a moeda. Erros maiores e mais “graves” costumam apresentar valores mais elevados.
E a moeda brasileira de 5 centavos de 2004 apresenta essa anomalia! Acompanhe a leitura para entender quanto vale essa moedinha, e o que é, afinal, o erro do reverso invertido.
O que é o erro do reverso invertido em moedas?
O erro do “reverso invertido” em moedas costuma ser bastante confundido com o do “reverso horizontal”. Apesar de seguirem a mesma lógica, essas anomalias são diferentes, e hoje você conhecerá ambas.
O defeito do “reverso horizontal” ocorre quando um lado da moeda apresenta um giro de aproximadamente 90 graus em comparação ao lado correto, devido a uma falha no processo de cunhagem da moeda.
Ou seja, ao girar a moeda, é possível observar que seu anverso e reverso apresentam rotações diferentes. Se você tiver qualquer moedinha com essa anomalia, independente do seu valor e ano de cunhagem, saiba que ela pode ser valiosa!
O reverso invertido também segue a mesma lógica. Mas nesse caso, um lado da moeda fica totalmente de cabeça para baixo! Ou seja, em um ângulo de 180 graus. Logo, é um erro parecido com o reverso horizontal, mas é ainda mais “grave” e perceptível.
Logo, também é mais valioso. O reverso invertido é, na verdade, um dos erros mais valorizados em moedas, e na maioria das vezes, é o que apresenta o valor mais elevado.
Se você tiver moedas com qualquer um desses erros, vale a pena dar uma olhadinha em seu valor de catálogo, já que você pode tirar um bom dinheiro com a venda da peça.
Moeda de 5 centavos de 2004 de reverso invertido
A moeda de 5 centavos de 2004 faz parte da segunda família do real, o que significa que ela ainda é bastante circulada por aí atualmente.
Ela foi lançada há 20 anos atrás, o que pode parecer muito tempo, mas, no mundo da numismática, essa moedinha ainda é considerada recente, e a chance de você receber uma dessas no troco de alguma compra é grande.
Afinal, sua tiragem foi de 262 milhões de unidades produzidas. Ou seja, uma quantidade enorme dessa moeda foi colocada em circulação. Mas, as moedas com erros são mais difíceis de serem encontradas.
O que é o caso dessa moeda com o erro do reverso invertido. Caso ela apresente essa anomalia, pode valer de R$100 a R$120. É claro que seu valor também varia de acordo com seu estado de conservação.
É importante ter em mente, também, que seu valor tende a aumentar cada vez mais com o passar dos anos. Afinal, como mencionado acima, essa moeda ainda não é considerada rara.
Ela teve uma alta tiragem e ainda é bastante circulada nos dias atuais. Mas, conforme ela for ficando antiga e mais escassa, seu valor tende a aumentar cada vez mais.
Ou seja, se você tiver uma dessas em casa, pode escolher entre vender agora, ou aguardar sua valorização, para conseguir realizar a venda por um valor mais elevado.
O valor informado foi retirado de um Catálogo de Moedas atualizado. E todos os anos, os valores de catálogos passam por atualizações, geralmente aumentando os preços de moedas, principalmente aquelas que apresentam erros de cunhagem.
Vale a pena ficar de olho nas alterações de preços da sua moedinha. E se você tiver qualquer outra moeda de reverso invertido, ela também pode valer bastante.
Para conferir mais informações sobre a moeda de 5 centavos de 2004 com reverso invertido, assista o vídeo informativo abaixo: