O erro de cunhagem do “cunho fraco” em moedas é certamente um dos mais raros e menos mencionados por colecionadores e numismatas no geral. Afinal, não são todos que conhecem esse defeito.
E essa anomalia está presente na moeda de 50 centavos de 2013, ou seja, uma moeda recente que você pode ter guardada em casa! Alguns erros de cunhagem podem até mesmo passar despercebidos, sem que o dono saiba que tem um item valioso.
Acompanhe a leitura para entender do que se trata o erro do cunho fraco, e quanto vale essa moedinha.
O que é o erro do ‘cunho fraco’ em moedas?
É bem fácil entender do que se trata esse erro pelo seu próprio nome. Ele ocorre quando a moeda apresenta uma cunhagem fraca, ou seja, alguns detalhes da moeda, como ilustrações ou partes escritas, podem sair com um aspecto “apagado”.
Isso ocorre por uma falha no processo de fabricação de moedas. As moedas que apresentam o cunho fraco são aquelas que apresentam detalhes pouco nítidos, parecendo estar “embaçados”.
Algumas vezes, o erro do cunho fraco pode até mesmo apagar totalmente algum detalhe da moeda. Como alguma palavra, letra ou ilustração. Ou seja, se encontrar uma moeda com um detalhe faltando, saiba que ela é valiosa!
Esse erro se apresenta de forma diferente em cada moeda, o que o torna ainda mais raro e único, e logo, mais cobiçado pelos colecionadores de todo o Brasil.
O motivo para essa anomalia ser tão pouco mencionada é justamente o fato de que essa falha de produção raramente acontece.
Se você tiver uma moeda de qualquer valor e ano de cunhagem com o erro do cunho fraco, fique atento ao seu valor de catálogo para poder vender sua moedinha e ganhar uma boa grana!
Moeda de 50 centavos de 2013
A moeda de 50 centavos de 2013 é bastante recente, e fácil de ser encontrada no dia a dia (em seu estado comum). Já a moeda com erro, costuma ser mais rara e de difícil acesso.
Além do cunho fraco, essa mesma moeda também pode ser encontrada com outros erros de cunhagem, que podem ser valiosos.
Ela teve uma tiragem de 350 milhões de unidades produzidas, ou seja, uma alta tiragem. O que significa que há muitas unidades dessa moeda disponíveis por aí. Vale a pena conferir se você tem uma dessas em casa, e se ela apresenta algum defeito.
E, agora, finalmente, vamos aos seus valores. Por ser uma moeda de alta tiragem, ela, em seu estado comum (sem erros), não é valiosa.
Mas caso apresente o erro do cunho fraco, pode valer de R$90 a R$100. Lembrando que ela ainda é uma moeda recente. Ou seja, quanto mais o tempo passar, e mais antiga ela ficar, mais seu valor tende a aumentar também.
Você pode escolher se deseja vender sua moeda para colecionadores agora, ou esperar sua valorização, para conseguir tirar um dinheiro maior com ela.
Lembrando que o valor da moeda também depende muito de seu estado de conservação, uma característica que todos os colecionadores prestam atenção.
Como saber qual é o estado de conservação da minha moeda?
Para determinar o estado de conservação de sua moeda, observe os seguintes critérios:
- Brilho: Moedas com brilho original são geralmente bem conservadas.
- Detalhes: Examine detalhes como cabelo, roupa e inscrições. Quanto mais nítidos, melhor o estado.
- Desgaste: Verifique áreas de alto relevo. Desgaste mínimo indica melhor condição.
- Riscos e Arranhões: Moedas sem riscos profundos ou arranhões são mais valiosas.
- Pátina: A pátina natural pode indicar conservação adequada. Evite moedas com corrosão.
- Classificações comuns incluem Flor de Cunho (nova), Soberba (quase nova), Muito Bem Conservada (algum desgaste), e Bem Conservada (desgaste significativo).
Para conferir mais detalhes sobre a moeda de 50 centavos de 2013, assista o vídeo informativo abaixo: