Sobra uma graninha no fim do mês e você não sabe o que fazer com ela? Uma excelente alternativa é começar a investir esse dinheiro, fazendo ele render mais sem esforços.
Mas como começar a investir do zero? Existem algumas dicas preciosas que te ajudam nesse processo. A seguir, apresentamos quais são. Continue a leitura para conferir e adote todas!
Dicas para começar a investir do zero
Começar a investir é muito fácil e seguro se você seguir alguns passos essenciais. Abaixo, você descobre quais são e pode fazer esse processo com maior tranquilidade:
-
Organize-se financeiramente
Seu primeiro passo é se certificar de que suas finanças estão em ordem antes de começar a investir. Isso inclui eliminar dívidas, priorizando o pagamento daquelas que possuem juros altos, como o cartão de crédito.
Além disso, crie uma reserva de emergência equivalente a pelo menos de 3 a 6 meses de suas despesas mensais. Mantenha esse valor numa conta de fácil acesso e tenha maior segurança financeira em períodos de queda nas receitas.
-
Defina seus objetivos
Estabeleça objetivos claros para seus investimentos, o que pode te estimular a investir de maneira regrada. Pense no motivo que você está investindo e quais são suas metas de curto, médio e longo prazo.
Isso pode incluir juntar dinheiro para ter aposentadoria, comprar um imóvel ou fazer uma viagem, bem como trocar de carro, realizar um intercâmbio, entre outros.
-
Conheça seu perfil de investidor
Entenda seu perfil de investidor, se conservador, moderado ou agressivo. Isso ajudará a determinar quais tipos de investimentos são mais adequados para você, trazendo resultados em curto, médio ou longo prazo, de acordo com o que você busca financeiramente.
Na maioria dos casos, as corretoras de investimentos ou bancos disponibilizam um teste online que ajuda a definir qual é o seu perfil de investidor, que também é chamado de perfil de risco.
-
Abra uma conta em uma corretora ou banco
Escolha uma corretora de valores para investir. Certifique-se de que a empresa é confiável e oferece boas ferramentas e suporte ao investidor. Vale citar que alguns bancos oferecem a opção de investimento de maneira simples, como Nubank, Banco Inter, entre outros.
-
Escolha investimentos iniciais
Com base no seu perfil de investidor, você pode começar com alguns investimentos básicos. Um dos principais e mais seguros, indicados para investidores de perfil conservador, é a renda fixa, como CDB, Tesouro Direto e LCI/LCA.
Outra possibilidade é investir em renda variável, como ações e fundos imobiliários. Esses têm maior potencial de retorno, mas também um risco maior, especialmente em comparação à renda fixa.
Por fim, você pode recorrer aos fundos de investimento. Trata-se de uma forma de diversificar sem precisar escolher cada ativo individualmente.
-
Diversifique seus investimentos
Quando você já tiver mais segurança e entender um pouco mais sobre o assunto, não coloque todos os seus recursos em um único tipo de investimento. Diversificar é essencial para minimizar riscos.
Considere distribuir seu dinheiro entre diferentes classes de ativos. Se tiver perfil conservador e quiser avançar um pouco mais, invista em renda variável, para ampliar suas possibilidades de ganho.
-
Evite erros comuns
Quer maximizar seus ganhos ao investir? Então, não faça isso sem conhecimento. Pesquise sobre as possibilidades de investimento antes de aplicar seu dinheiro, para não ser passado para trás.
Além disso, tome decisões baseadas em seu próprio planejamento, não em modismos. Por fim, não ignore os custos do investimento. Fique atento às taxas de administração, corretagem e impostos, para fazer escolhas mais lucrativas.
-
Pense a longo prazo
Investir é um processo que leva tempo para trazer resultados mais expressivos, portanto, não espere ficar rico da noite para o dia. Mantenha-se disciplinado e paciente, investindo regularmente e de forma estratégica.