Saber como limpar teto corretamente ajuda a fazer uma faxina completa. Essa limpeza remove teias de aranha, pó e ainda possibilita prevenir a formação de mofo.
O problema é que nem todo mundo sabe como limpar teto. Se esse é o seu caso, você está no lugar certo. Aqui, você confere dicas infalíveis que vão simplificar essa tarefa e deixar seu teto impecável. Confira quais são!
5 dicas de como limpar teto
-
Comece pela preparação
Limpar o teto durante o dia, quando há bastante luz natural, pode ajudar você a ver melhor a sujeira e as manchas. Antes de iniciar, proteja o ambiente. Para isso, basta cobrir móveis e piso com lençóis ou plásticos de proteção.
Tenha à mão uma escada estável, luvas de limpeza, óculos de proteção, esponjas, panos de microfibra e baldes. Especialmente sobre a escada, caso não a tenha, não suba em móveis. Alguns são mais frágeis e podem não aguentar seu peso, provocando quedas e acidentes.
Também separe um espanador com cabo extensível, para alcançar áreas altas sem precisar de escada. Se não tiver o espanador, amarre um pano de microfibra na vassoura para alcançar e limpar o teto. Separe o aspirador, pois é um aliado para remover sujeiras na parede e no canto do teto.
-
Inicie a limpeza removendo o pó
Depois de proteger a área e separar tudo o que precisa, use um espanador ou um aspirador de pó para remover a poeira e as teias de aranha da superfície.
-
Faça a limpeza mais robusta
Para limpar tetos pintados, use uma esponja macia e um balde com água morna e detergente. Umedeça a esponja e torça bem antes de limpar o teto em movimentos circulares suaves.
Já para limpar tetos brancos, adicione uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio à solução de limpeza para ajudar a remover sujeiras difíceis de serem tiradas.
Se o teto for texturizado, use uma esponja macia ou um pano umedecido para limpar. Evite esfregar com força para não danificar a textura. Finalize passando um pano seco e limpo para remoção de resíduos.
-
Remova eventuais manchas
Para remover manchas, use uma solução suave de detergente líquido diluído em água morna. Evite produtos de limpeza agressivos que possam danificar a pintura ou o acabamento do teto.
Caso o teto tenha manchas persistentes, misture partes iguais de água e vinagre branco. Teste a solução em um canto discreto antes de aplicá-la em uma área maior. Então, passe a mistura sobre a mancha e deixe agindo por alguns minutos. Passe um pano úmido no local para remover resíduos.
-
Mantenha o teto limpo
Recomenda-se que mantenha o teto regularmente limpo, evitando o acúmulo de poeira e sujeira. Assim, poderá realizar esse processo eventualmente, reduzindo a frequência da limpeza.
Para manter superfície limpa, basta passar o aspirador de pó ou espanador duas vezes ao mês. Além disso, inspecione o local periodicamente para detectar e tratar manchas ou problemas de umidade logo no início, evitando complicações.
Dicas extras de segurança para limpeza
Certifique-se de que a escada que você utilizará durante a limpeza esteja em uma superfície plana e estável. Nunca se estenda além do seu alcance, esse cuidado ajudará a evitar quedas.
Se estiver usando produtos de limpeza com cheiro forte, certifique-se de que o ambiente esteja bem ventilado. Portanto, abra janelas e portas, para evitar intoxicações por conta do odor.
Caso o espaço não seja claro o suficiente, use uma lanterna ou luminária para garantir que você possa ver o que está limpando. Assim, conseguirá garantir um melhor resultado.
Confira também técnicas mágicas para limpar seu piso laminado!