Os erros de cunhagem são um dos principais fatores que contribuem para a valorização de moedas de qualquer valor. Um ótimo exemplo é essa moeda de 25 centavos de 2006, que apresenta um erro valioso e raro, bastante cobiçado pelos colecionadores.
Acompanhe a leitura para entender de qual erro se trata, e quanto pode valer essa moedinha!
Moeda de 25 centavos de 2006
A moeda que apresenta esse erro valioso é a de 25 centavos de 2006, uma moedinha que faz parte da segunda família do real, ou seja, ainda é utilizada e circulada nos dias de hoje, o que significa que você pode receber uma dessas no seu troco, ou até ter uma guardada em casa sem saber!
Na época de seu lançamento, a tiragem dessa moeda foi de 110 milhões de unidades fabricadas. Ou seja, foi uma tiragem alta, o que significa que essa moeda é bem comum, e existe em grande quantidade.
Mas, nesse caso, estamos falando sobre a moeda comum de 25 centavos de 2006, ou seja, em seu estado normal, sem apresentar erros. Já a moeda rara e procurada por colecionadores é a que apresenta um erro valioso.
Qual é o erro valioso que essa moeda de 25 centavos pode apresentar?
O erro valioso em questão é o chamado de “reverso invertido”. É um erro raro, bastante chamativo, e considerado também um dos mais valiosos da numismática.
Ou seja, qualquer moedinha que você tiver que apresentar esse erro pode alcançar um alto valor, não apenas a de 25 centavos.
O “reverso invertido 180” é um termo usado na numismática para descrever um erro de cunhagem em moedas. Este erro ocorre quando o anverso (lado da face) e o reverso (lado oposto à face) da moeda são cunhados com uma rotação de 180 graus em relação um ao outro.
Em uma moeda corretamente cunhada, quando se segura a moeda pelo anverso na posição vertical, o reverso também deve estar na posição vertical, ou em um ângulo específico dependendo do país de origem.
No entanto, em uma moeda com “reverso invertido 180”, ao segurar o anverso na posição vertical, o reverso estará de cabeça para baixo.
Esse tipo de erro pode ser resultado de um problema na montagem dos cunhos nas máquinas de cunhagem. Durante o processo de produção, os cunhos do anverso e do reverso devem ser alinhados de acordo com as especificações técnicas.
Se o cunho do reverso for montado incorretamente, ou se girar acidentalmente 180 graus durante a produção, ocorrerá o erro do “reverso invertido 180”.
Por ser uma anomalia bastante chamativa e que desperta a curiosidade pela sua aparência, ela é bastante valorizada por colecionadores de todo o Brasil.
Outro exemplo de erro valioso é o do “reverso horizontal”, que segue a mesma lógica, mas ao invés de apresentar um giro de 180 graus, apresenta um giro de 90 graus.
É por isso que é importante prestar atenção nos detalhes de suas moedas. Pois você pode estar deixando passar defeitos que podem tornar sua moeda valiosa.
Quanto vale a moeda de 25 centavos de 2006 com reverso invertido?
Agora que já sabemos qual é o erro valioso que essa moeda apresenta, sem mais delongas, vamos aos seus valores.
A moeda de 25 centavos de 2006 com reverso invertido pode valer de R$100 a R$120, dependendo de seu estado de conservação. Quanto mais bem conservada uma moeda estiver, mais elevado será o preço alcançado por ela.
Moedas consideradas conservadas são aquelas que apresentam pouquíssimos ou nenhum sinal de uso, mantendo o seu brilho original e detalhes nítidos.
Para entender mais sobre essa moedinha valiosa de 25 centavos de 2006 com erro de cunhagem, assista o vídeo informativo abaixo:
E você, tem essa moedinha ou alguma outra que também apresente esse erro valioso?