Está cada vez mais complicado manter a casa em ordem? Realmente, esta não é uma das tarefas mais fáceis devido a correria da vida. Porém, existem alguns macetes e dicas para se aplicar em seu dia a dia e tornar tudo muito mais fácil. Preparamos 6 dicas incríveis para te ajudar a manter a casa em ordem e aproveitar melhor o seu tempo.
Por que manter a casa em ordem?
Essa pergunta parece ser bastante óbvia, mas é importante reforçar os ganhos que se garantem ao manter a casa em ordem. Nunca devemos pensar que o tempo aplicado na organização e limpeza dos ambientes é perdido, pois é saudável e obrigatório. Portanto, não deixe as tarefas para depois aumentando ainda mais as dificuldades de cada serviço de organização.
O que devemos é exercitar o processo de otimizar a manutenção das atividades do lar para assim ter recompensa de ganhar mais tempo. Além disso, mantendo esse controle operacional em dia, nos traz a sensação de paz e tranquilidade de que está tudo em ordem. Com isso, aproveitar mais os momentos para focar nos estudos, lazer em família ou individual.
Leia mais: Como organizar geladeira: 6 dicas para otimizar o espaço
Dicas para manter a casa em ordem
Realmente não é tão simples manter uma casa em ordem, principalmente com toda a correria do dia a dia. No entanto, algumas pequenas atitudes podem mudar completamente sua rotina de uma forma super positiva. Com isso, com certeza vai deixar toda a manutenção do seu lar muito mais fácil e rápida de se resolver.
Leia também: Como organizar a limpeza da cozinha?
Separamos 6 dicas essenciais para manter a casa em ordem que vão desde a definição de rotinas de organização até a decoração do seu lar. Aproveite bem cada dica, aplique e busque cada vez mais otimizar os processos, pois o retorno será ainda melhor.
1.Tenha uma rotina definida
Estabeleça uma ordem de como começar a organização do seu lar. O mais comum é que se inicie pelo dormitório. Arrumar a cama deve ser o primeiro ato de organização, pois o novo dia se inicia sempre que despertamos.
Faça a troca das roupas de cama em períodos pré determinados, facilitando a organização do quarto, combinando com os dias de uso da máquina de lavar. Aproveite para colocar em seus devidos lugares objetos como livros, equipamentos eletrônicos, entre outras coisas.
Essa condição facilita muito quando se precisa encontrar alguma coisa em específico. Outro ato bem comum que praticamente todo mundo faz logo em seguida é ir ao banheiro. Além da prática da higiene pessoal, já podemos iniciar a organização desse ambiente.
Em primeiro lugar, evite deixar toalhas e roupas de banhos no local. Com isso, a secagem não acontecerá de forma correta, acelerando o processo de troca, causando um acúmulo maior de roupas para se lavar. Outra área muito visita durante a semana, e com certeza aquele que mais dá trabalho é a cozinha.
Por conta do preparo dos alimentos e as refeições, é preciso ter bastante atenção para não deixar tudo virar uma grande bagunça. O ideal é, sempre manter uma sequencia de organização ao cozinhar: terminou de usar alguma ferramenta, lave, seque e guarde no seu devido lugar. Com a louça das refeições é importante fazer o mesmo para evitar acúmulo de trabalho.
2.Use os espaços suspensos – manter a casa em ordem
Usar os espaços suspensos é uma boa pedida para se garantir uma ajuda na organização dos ambientes. Essa também é uma forma de decorar o seu lar, principalmente se sua casa for pequena. Aproveitar mais as paredes é uma tendência bastante atual que traz muitos benefícios, assim como otimizar os espaços.
Por isso, faça o exercício de erguer mais a cabeça e observar as opções que as paredes podem oferecer. Tirar sobrecarga de móveis, como por exemplo bancadas, aplicando prateleiras para organizar livros, eletrônicos ou até mesmo um porta chaves. Use a criatividade a seu favor e aplique suas ideias conforme as necessidades de facilitar as atividades do seu lar.
3.Cuidado com os excessos
A dica de tomar mais cuidado com os excessos atrai nossas atenções para como a decoração do lar pode facilitar o dia a dia. É preciso pensar os móveis de forma funcional para que não se tornem só mais um objeto para organizar.
Por muitas vezes mantemos móveis por carinho ou até mesmo por que não paramos para pensar em como podemos otimizar ambientes. Portanto, tente atribuir mais de uma função para seus móveis, ou quem sabe até substituir por outro que traga o conceito de multiuso.
No caso de objetos de decoração, é muito bom se basear no conceito “menos é mais”. Atribua maior significado para seus objetos de decoração, de maior destaque para eles ao invés de continuar a somar mais e mais objetos. Além de poluir ainda mais a sua decoração, com certeza o trabalho que se terá para deixar tudo limpo e organizado será muito maior.
4.Evite o acúmulo para manter a casa em ordem
Uma dica muito importante é praticar o desapego, evitando acumular tudo aquilo que não tiver utilidade. Essa condição pode ser atribuída para os móveis, objetos de decoração e tudo aquilo que não teria mais sentido manter.
Fazendo isso, uma carga de trabalho estará sendo evitada, garantindo facilidade na organização e ganhando mais tempo para se dedicar a outras atividades. Ainda, você trabalha o minimalismo, que facilita bastante a tarefa de manter a casa em ordem.
5.Use a logística a seu favor
Use a logística a seu favor entendendo a fundo os processos do dia dia dentro de casa, agindo de forma correta. Faça uma administração geral e bem detalhada de tudo aquilo que se usa e se consome com maior frequência. Isso te dará maior controle sobre reposição de itens, evitando gastos e acúmulo de objetos desnecessários. Essa atitude ajuda bastante na rotina e organização.
6.Manter a casa em ordem é tarefa de todos
A participação da família na organização é o passo mais importante para se manter a casa arrumada. A definição das tarefas individuais e o incentivo de cooperação ajuda bastante na manutenção do lar para que não tenha sobrecargas de serviços.
Por fim, se você gostou deste conteúdo, não vai querer perder outras dicas incríveis para otimizar sua casa e facilitar a rotina diária. Separamos alguns conteúdos muito úteis para te ajudar a transformar seu lar em um ambiente realmente eficiente e funcional.