Está em busca de formas de tornar sua casa segura para idosos? Existem dicas simples que você pode adotar para reduzir muito o risco de acidentes.
Aqui, você confere quais são essas dicas! Acompanhe e descubra o que fazer para tornar seu lar um espaço mais seguro não somente para idosos, mas também para todos os moradores.
Qual o principal acidente doméstico envolvendo idosos?
De acordo com o Ministério da Saúde, um dos acidentes domésticos mais comuns envolvendo idosos é a queda. Em 2022, 9.592 idosos procuraram atendimento hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) após sofrerem uma queda de sua própria altura.
O risco de queda é maior com o avanço da idade, porque a pessoa perde força e equilíbrio. Além disso, pode ter alterações de visão e usar medicamentos com efeito sedativo. Tudo isso contribui para um aumento do risco de cair dentro de casa.
No entanto, existem dicas que você pode adotar para prevenir quedas, realizando pequenas alterações para tornar a casa segura para idosos. Não deixe de segui-las!
6 dicas para deixar a casa segura para idosos
Mas, afinal, o que você pode fazer para tornar a casa segura para idosos? A seguir, apresentamos as principais medidas que você pode adotar:
-
Evite tapetes
Sim, os tapetes são peças incríveis para se usar na decoração, mas eles aumentam o risco de queda. Por isso, o ideal é evitá-los se quiser manter a casa segura para idosos.
Quer usar a peça mesmo assim? Então, recomenda-se que opte pelo tapete antiderrapante, que tem bordas baixas e gruda no chão. Outra dica é manter móveis em cima da peça, para evitar que ela se mova.
-
Elimine desníveis de piso
Se sua casa tem desníveis de piso, como os que normalmente estão entre sala e cozinha, banheiro e corredor de apartamento, o ideal é eliminá-los.
Esses desníveis aumentam o risco de tropeçar ou de perda da estabilidade ao caminhar. Com isso, há uma chance real de queda, o que pode comprometer a qualidade de vida do idoso.
-
Dê uma atenção especial à iluminação
Quanto mais iluminado for o cômodo, melhor. Assim, é possível identificar facilmente quaisquer objetos que possam atrapalhar a locomoção, conseguindo evitar acidentes.
Ainda sobre a iluminação, procure manter interruptores em locais de fácil acesso. Se não for possível, invista em dispositivos de casa inteligente, como a Alexa, da Amazon, e automatize o apagar e acender luz por comando de voz.
-
Mantenha o espaço livre de bagunças
O ideal é que o espaço esteja sempre livre de bagunças, sem itens espalhados pelo chão. Isso torna a movimentação pela área muito mais segura, minimizando o risco de machucados e quedas.
Essa dica é ainda mais indicada para quem tem crianças e animais de estimação em casa. Nessas situações, é comum deixar itens no chão, o que acaba comprometendo a mobilidade.
Além disso, evite manter fios de eletrodomésticos e eletrônicos soltos pela área. O ideal é que fiquem escondidos atrás do móvel ou de uma canaleta para fios, evitando tropeções.
-
Opte por móveis acessíveis
Os móveis acessíveis são aqueles que podem ser utilizados por qualquer pessoa, inclusive para quem possui limitações de movimentos. Sofás e camas, por exemplo, não devem ser muito altos, nem muito baixos, para diminuir a chance de queda.
Já os armários e pias devem estar em uma altura acessível, sem precisar se abaixar ou ficar na ponta dos pés para utilizá-los. Tendo esses cuidados, fica mais fácil evitar acidentes.
-
Instale barras de apoio
As barras de apoio são essenciais para tornar sua casa segura e preservar a saúde do idoso. Elas devem estar principalmente no banheiro, que é um local com risco elevado de acidentes. No entanto, também dá para instalá-las em corredores, lavanderia, quarto, enfim, onde for necessário.